Defesa Civil faz treinamentos para períodos de seca e chuva

Órgão promove eventos para capacitar profissionais em ações preventivas na época chuvosa e durante momentos de estiagem

seg, 23/04/2018 - 19h53 | Do Portal do Governo

O balanço da Operação Chuvas de Verão 2018, conduzida pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil (Cedec), indicou a redução de 47% dos casos de óbitos em razão de eventos meteorológicos na comparação com o período anterior.

Entre 1º de dezembro de 2017 a 6 de abril deste ano, época de maior precipitação, foram 10 vítimas fatais, o menor número dos últimos 16 anos. O total de pessoas feridas em razão das chuvas também foi 81% menor em relação à operação anterior.

“Os índices refletem a importância dos treinamentos e a atuação preventiva em todas as regiões onde atuamos com os planos em 175 municípios”, ressalta o subdiretor estadual da Defesa Civil, major PM Marcos de Paula Barreto.

De acordo com o representante da Defesa Civil, a iniciativa busca diminuir ao máximo o número de mortes com ações preventivas. As chuvas mais críticas no período ocorreram na região de Bertioga, no litoral paulista, que superaram a média histórica de precipitações no local.

O trabalho contínuo também permitiu a redução de 41% no número de cidades que solicitaram ajuda humanitária. Ao todo, 14 municípios receberam roupas, colchões, alimentos e produtos de higiene e limpeza dos estoques da Cedec e do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp). O investimento foi de R$ 305,3 mil.

Avisos

As ações também contaram com o serviço gratuito de SMS 40199, com 920 avisos de eventos meteorológicos severos para os 780 mil terminais que aderiram ao serviço. A partir de abril, as ações da Defesa Civil estão voltadas principalmente para o período de estiagem, com a realização de oficinas preparatórias.

“No Estado de São Paulo, a época coincide com o inverno. As oficinas preparatórias para a Operação Estiagem têm o objetivo de fortalecer as Defesas Civis municipais, por meio dos treinamentos regionais de brigadistas”, destaca a secretária chefe da Casa Militar e Coordenadora Estadual de Defesa Civil, coronel PM Helena dos Santos Reis.

“Nesses encontros, são tratados assuntos teóricos e práticos, como, por exemplo, o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil e a elaboração de planos de contingência”, acrescenta. O conteúdo das atividades engloba, em conjunto com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, a Operação Corta Fogo, além de técnicas do Corpo de Bombeiros para a prevenção e combate a queimadas.