Defesa Civil entrega medalhas a quem se destacou em ações humanitárias

Cerimônia de entrega da homenagem aconteceu nesta segunda, 31, com presença do governador Serra

seg, 31/03/2008 - 20h52 | Do Portal do Governo

O governador José Serra entregou homenagens a personalidades civis e militares que se destacaram em ações humanitárias e de Defesa Civil no Estado de São Paulo ao longo de 2007. A cerimônia foi realizada nesta segunda-feira, 31, no Salão de Despachos do Palácio dos Bandeirantes, na capital.

Serra disse que aprendeu a admirar o trabalho da Defesa Civil quando era secretário do então governador Franco Montoro. “Durante muitos anos constatei um número incontável de ações, salvando vidas, assistindo a população afetada por fenômenos naturais ou acidentes, recuperando e construindo estradas e moradias afetadas por calamidades públicas e atuando sempre com um profundo sentimento humano e solidário”, declarou.

O governador disse que a admiração foi ampliada logo no começo de 2007, com as ações da Defesa Civil no combate ao efeito de fortes chuvas e, em seguida, no acidente com o vôo da TAM. Serra disse que as obras de recuperação e convênios com prefeituras totalizam R$ 13 milhões no biênio 2007-2008. “São ações muito eficientes e muito apreciadas ao longo de todo o Estado”, concluiu o governador.

“Nos 32 anos de existência do Sistema Estadual de Defesa Civil, dentro de diversos eventos marcantes, podemos considerar o ano de 2007 como um dos mais dignos da história de São Paulo e exemplo para a administração pública voltado à defesa do cidadão”, disse o secretário-chefe da Casa Militar e coordenador Estadual de Defesa Civil, coronel Miguel Libório Cavalcante. O secretário-chefe fazia menção ao acidente com o avião da TAM no aeroporto de Congonhas e o acidente no canteiro de obras da Linha 4 do Metrô, além de eventos naturais em quase 200 cidades no interior do Estado.

Homenagens

O governador José Serra e o coronel Miguel Libório Cavalcante, entregaram 31 diplomas Amigo da Defesa Civil “Omnium Horarum Homo” (do latim “homem de toda hora”). Regina Elza Araújo, da regional de Defesa Civil I-2, de Santos, representou os agraciados.

Na seqüência, Serra entregou medalhas da Defesa Civil para diversas autoridades do Estado. Por ordem alfabética, receberam a honraria Andrea Matarazzo, secretário de coordenação das subprefeituras da capital; Antônio Ferreira Pinto, secretário de administração penitenciária, Armando Sérgio Prado de Toledo, desembargador do Tribunal de Justiça; Bruno Caetano, secretário de Comunicação; Claury Santos Alves da Silva, secretário de Esporte, Lazer e Turismo; Luiz Antonio Marrey, secretário da Justiça e Defesa da Cidadania; Cristina Guelfi Gonçalves, defensora pública do Estado; Dagmar Oswaldo Cupaiolo, vice-presidente da Fiesp; Dilma Pena, secretária de Saneamento e Energia; Francisco Graziano, secretário do Meio Ambiente; João Germano Böttcher Filho, chefe de gabinete da Casa Civil; José Henrique Reis Lobo, secretário de Relações Institucionais; coronel José Roberto Martins Marques, subcomandante da Polícia Militar; major brigadeiro do Ar José Roberto Scherr; Lair Alberto Soares Krähenbühl, secretário da Habitação e presidente da CDHU; Manoel Antonio da Silva Araújo, comandante do Corpo de Bombeiros; Marcos Fábio de Oliveira Nusdeo, procurador geral do Estado; Maria Lúcia Vasconsellos, secretária da Educação do ex-governador Claudio Lembo; Mauro Arce, secretário dos Transportes; coronel Milton Divino; Monica Serra, presidente do Fussesp; Roberto Antonio Diniz, comandante geral da Polícia Militar; Rodrigo Pinho, procurador geral de Justiça; Rogério Pinto Coelho Amato, secretário de Assistência e Desenvolvimento Social; Ronaldo Augusto Bretas Marzagão, secretário da Segurança Pública e Sidney Beraldo, secretário de Gestão Pública.

O governador também entregou medalhas da Defesa Civil aos estandartes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do Estado.

Durante o evento foi lançado um cartão telefônico em comemoração aos 32 anos da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. O gerente de relações institucionais Fernando Pedroso Silva, representou a empresa Telefônica na ocasião.

Três estudantes receberam premiação por terem redigido as melhores redações de concurso estadual de estímulo à escrita com o tema “Defesa Civil somos todos nós”. Para finalizar, ocorreu o lançamento da Campanha Cultural “Defesa Civil somos todos nós”, produto de uma parceria entre a entidade e a Associação Brasileira de Artes, Cultura e História. Com o acordo, os artistas vão elaborar pinturas e esculturas referentes ao tema, com o objetivo de divulgar as ações da Defesa Civil.

Histórico

A Defesa Civil foi criada através do decreto estadual número 7.550 no dia 9 de fevereiro de 1976. Surgiu após a sociedade paulista perceber a importância da criação de um órgão para prevenir e minimizar os efeitos de tragédias como a conseqüência das fortes chuvas ocorridas em Caraguatatuba em 1967 e os incêndios nos edifícios Andraus e Joelma, em 1972 e em 1974, respectivamente.

Manoel Schlindwein

(I.P.)