Defesa Civil encerra Operação Verão com melhor índice em 10 anos

Preparação e prevenção foram fundamentais para que o Estado tivesse o menor número de ocorrências da última década

qua, 11/04/2012 - 21h23 | Do Portal do Governo

A Defesa Civil concluiu a Operação Verão 2011/2012 nesta semana com o melhor resultado da última década. A operação, sempre realizada entre o período do início de dezembro e o final de abril, foi fundamental para a preservação de vidas, redução de danos materiais e prejuízos econômicos e sociais causados principalmente por raios, inundações e deslizamentos de encostas e raios.

“Melhoramos as informações por meio da criação de um sistema informatizado de defesa civil, que congrega todas as informações. Os municípios cadastram todas as ocorrências no sistema e fazem acompanhamento do índice pluviométrico e previsões metereológicas. Além disso, começamos a alertar os coordenadores municipais, que recebem um SMS com as previsões”, afirma o diretor da Coordenadoria de Defesa Civil do Estado, tenente-coronel Marco Aurélio Alves Pinto.

Nessa edição da operação foram implementados nove Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDCs) nos 129 municípios mais vulneráveis do Estado. Foram dois específicos para inundações, no Vale do Ribeira e na Região Metropolitana de São Paulo, e sete de escorregamentos (Serra do Mar, ABC, Região Metropolitana de São Paulo, Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Campinas, Sorocaba e região de Jundiaí)

“Operação Verão é a concretização do nosso treinamento e de todo esforço anterior ao período. Trabalhamos fora desse período no treinamento dos municípios e no incentivo à identificação de áreas de risco. Desta forma, que seja elaborado um plano de contingências e que as cidades tomem atitudes na prevenção e preparação para que durante a Operação tenhamos ações de formas eficientes”, concluiu tenente-coronel.

Do Portal do Governo do Estado