Defesa Civil e USP juntam esforços para estudos sobre fenômenos climáticos

Acordo para criação do Centro de Estudos e Pesquisas de Desastres foi assinado nesta quinta, 31

qui, 31/01/2013 - 17h35 | Do Portal do Governo

A Defesa Civil do Estado e a Universidade de São Paulo (USP) assinaram hoje um convênio que cria o Centro de Estudos e Pesquisas de Desastres de São Paulo (CEPED). O secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Defesa Civil, Tenente Coronel Aírton Martinez, explica: “o principal objetivo é que os doutores da USP, que são altamente preparados, nos ajudem pesquisando os fenômenos climáticos. 

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook 

Disseminar o conhecimento também faz parte na contribuição à prevenção e redução de desastres. Assim, o Tenente Coronel Aírton Martinez também comenta que, apesar de que a USP forneça as informações primeiramente à Defesa Civil, elas são de domínio público: “uma informação desse porte não pode ser exclusiva para uma Secretaria, é para todo mundo, para quem necessitar utilizar para salvar vidas”.

Variadas Escolas da Universidade contribuirão na parceria divulgando pesquisas de seus grupos de estudo, como por exemplo, a Politécnica que possui conhecimento em deslizamentos e remoção de resíduos, o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) que trabalha com prevenção de eventos extremos meteorológicos, ou ainda a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) que pode contribuir com estudos sobre abrigos temporários, entre outros exemplos.

Para o reitor da USP, Professor Doutor João Grandino Rodas, “devemos usar a tecnologia, usar a ciência e usar o empenho de todos nós para que de uma forma organizada se possam minimizar os problemas que não puderem ser prevenidos e evitados”.

Do Portal do Governo do Estado