Defesa Civil do Estado realiza oficinas preparatórias para temporada de chuvas

Até o dia 29 de novembro, serão promovidos oito treinamentos envolvendo profissionais de diversas regiões de São Paulo

sáb, 19/10/2019 - 10h39 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira (17), a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC) iniciou a série de Oficinas Preparatórias para Operação Chuvas de Verão 2019. Até 29 de novembro, serão promovidos oito treinamentos envolvendo as regiões de São José dos Campos e Litoral Norte, Registro, Região Metropolitana de São Paulo, Sorocaba, Itapeva, Campinas e Santos.

O município de Campos do Jordão recebeu o primeiro treinamento, que seguiu até sexta-feira (18). Os interessados podem saber mais informações sobre o cronograma de atividades e as inscrições pela internet.

A iniciativa busca reduzir danos materiais e, principalmente, preservar vidas, durante o período chuvoso. A CEPDEC realiza, nos meses que antecedem essa temporada, treinamentos para capacitação e especialização dos agentes municipais que operam os Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDC), levando conhecimento fundamental a respeito de práticas operacionais preventivas para minimizar os efeitos de eventos como deslizamento de terra e inundações.

Estão programadas palestras da Defesa Civil Estadual, Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado, Somar Meteorologia, Cruz Vermelha de São Paulo e também dos Instituto Geológico (IG) e Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), abordando temas pertinentes ao período de chuvas, incluindo um modelo de vistoria técnica.