Defesa Civil de SP promove simulado de desastres em São Sebastião

Ação busca capacitar os residentes em áreas de risco, além de focar na integração dos órgãos envolvidos no atendimento

sáb, 09/02/2019 - 16h36 | Do Portal do Governo

Neste sábado (9), a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC/SP) realizou o Simulado de Abandono Emergencial de Área no Município de São Sebastião, no bairro da Topolândia. Promovida em parceria com a prefeitura da cidade do litoral paulista, a iniciativa teve objetivo de preparar a comunidade para as ocorrências típicas do verão.

O exercício busca, prioritariamente, capacitar e treinar os residentes em áreas de risco, além de focar na integração e articulação das ações dos diversos órgãos envolvidos na resposta a ocorrências. Com isso, é possível diminuir o tempo para atendimento, essencial à redução dos danos após os desastres.

Vale destacar que, neste sábado (9), a CEPDEC/SP completa 43 anos de atuação conjunta com os municípios paulistas nas ações de prevenção, preparação, resposta e recuperação de situações de risco.

“Comemoramos 43 anos da Defesa Civil do Estado. Nossa celebração é junto com os cidadãos de São Sebastião, treinando-os para que enfrentem situações de risco, salienta o secretário-chefe da Casa Militar e Coordenador da Defesa Civil do Estado, coronel Walter Nyakas Júnior.

Por sua vez, a prefeitura municipal de São Sebastião investe em capacitação da equipe local, de modo a obter o aprimoramento para atuação frente às ocorrências de escorregamentos, característicos da geografia da cidade.

Parceria

O treinamento é uma parceria da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC/SP), prefeitura de São Sebastião, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Grupamento Aéreo, Polícia Ambiental, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), Instituto Geológico (IG), Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Guarda Municipal e SAMU.

“Esses treinamentos são muito bons porque as pessoas que participam sabem realizar os procedimentos para deixarem os locais”, avalia Olidiomar Siriaco da Silva, morador de São Sebastião.

Durante o simulado, o Corpo de Bombeiros iniciou a campanha “Chama Segura”, que consiste na distribuição de 240 kits gás (registro, mangueira e braçadeira) à população participante, além de uma palestra com orientações sobre como se prevenir de acidentes realizando o uso correto do material ligado ao botijão de GLP.