Defesa Civil do Estado divulga Operação Verão

Implantação de planos preventivos para escorregamentos no Vale do Paraíba é a novidade deste ano

qua, 08/11/2000 - 15h42 | Do Portal do Governo


Implantação de planos preventivos para escorregamentos no Vale do Paraíba é a novidade deste ano

A Defesa Civil do Estado esteve reunida no Palácio dos Bandeirantes durante toda a manhã desta quarta-feira, dia 8, para discutir a Operação Verão 200/2001, que terá início em 1o de dezembro e tem como meta prevenir desastres provocados pelas chuvas de verão.
A Operação Verão é um trabalho preventivo realizado nos municípios há dez anos pela Defesa Civil com o apoio das Secretarias, órgãos técnicos e de atendimento emergencial como a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas, o Instituto Geológico, as Comissões Municipais de Defesa Civil e a participação da comunidade.
Segundo o secretário-chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual da Defesa Civil, Cel. PM Olavo Sant’anna Filho, será realizado um monitoramento permanente nos locais de risco e, caso as condições climáticas exijam, algumas famílias poderão ser relocadas. “Há dez anos, na Serra do Mar, e há três, no Vale do Ribeira, que não temos nenhuma pessoa ferida e nenhum morto em conseqüência das inundações”, declarou Olavo Sant’anna.
Os trabalhos mais conhecidos na operação são o PPDC – Planos Preventivos de Defesa Civil para escorregamentos na Serra do Mar e o Plano de Contingência para as enchentes do Vale do Ribeira. Este ano será implantado o PPDC para o Vale do Paraíba, região mais afetada pelas chuvas deste ano. ”Quanto às enchentes, tudo que cabe ao Governo do Estado nós temos feito, por exemplo, o controle das áreas de invasão e demarcação das áreas. Podemos dizer que os municípios que estavam bastante afetados por esse problema a situação está sob controle, pois temos conhecimento das áreas de risco e do que precisa ser feito. O nosso grande esforço tem sido em evitar essas invasões e também as ocupações de áreas de riscos e mananciais” completa o Cel. Olavo.
O PPDC deste ano não sofrerá nenhuma modificação, mas terá um apoio a mais no litoral, de acordo com Regina Elza Araújo, coordenadora regional do Litoral do Estado de São Paulo: “Nós agregamos ao plano o Agrupamento de Geologia de Rocha coordenado pelo professor Nestor Keisho Yoshikawa do IPT. Ao longo desses anos observamos a existência de muito material rochoso no produto escorregado.” Regina também disse que a prioridade no litoral será Cubatão, já que pelo município atravessam estradas como Anchieta, Imigrantes e Piaçagüera-Guarujá, e há ainda um grande fluxo de pessoas que vão para Bertioga e o Litoral Norte: “É uma área complexa e difícil de administrar, mas as autoridades competentes estão atentas e vão nos auxiliar.”
O verão passado foi marcado por chuvas localizadas e segundo o Cel. Olavo, a previsão para este ano é de chuvas normais, um pouco acima da média, de curta duração mas muita intensidade. “O sistema meteorológico hoje nos permite prever as grandes pancadas de chuva com cerca de quatro horas de antecedência. Passamos a informação para os municípios, que podem então tomar providências e evacuar as áreas de risco”, explica.
Além dos 41 Coordenadores de Defesa Civil das 14 regionais do Estado de São Paulo estiveram presentes entidades voluntárias da Defesa Civil como a Cruz Vermelha, o Exército da Salvação, a Agência de Desenvolvimento de Recursos Assistenciais – ADRA e a União dos Escoteiros do Brasil – UEB.

Gláucia Basile