Defesa Civil do Estado de São Paulo completa 35 anos

Em atividade desde 1976, a CEDEC atua no desenvolvimento de ações preventivas

qua, 09/02/2011 - 16h30 | Do Portal do Governo

A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil (CEDEC) celebra nesta quarta-feira, 9, o seu 35º aniversário. Em atividade desde 1976, a CEDEC atua no desenvolvimento de ações preventivas a fim de evitar ou minimizar os impactos de desastres naturais e situações de risco, visando à preservação de vidas.

À frente da instituição desde o início do ano, o secretário-chefe da Casa Militar do Estado de São Paulo, o Coronel PM Admir Gervásio Moreira, ressalta que o trabalho da Defesa Civil não se resume ao período de chuvas, no qual os índices de inundações e escorregamento de encostas aumenta.

“A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil se mantém alerta o ano todo. Além do trabalho durante a operação verão, temos uma extensa agenda de atividades nos demais meses do ano para capacitação de profissionais e conscientização da população”, afirmou o Coronel PM Gervásio.

A orientação à população, a propósito, é o principal desafio apontado pelo coordenador da Defesa Civil para os próximos anos. Segundo ele, o aumento da capacidade de prevenção a situações de emergência está diretamente relacionada a uma mudança da cultura da sociedade. Mudança que a CEDEC pretende alcançar ampliando.

Para isto, a CEDEC reforçará os programas de capacitação e orientação a população sobre percepeção de risco. “Vamos trabalhar fortemente para provocar esta mudança de cultura da sociedade”, concluiu.

35 anos de história

No Estado de São Paulo, a Defesa Civil teve sua origem em 1976, após acidentes de grandes proporções como as intensas chuvas ocorridas em Caraguatatuba (1967) e os incêndios dos edifícios Andraus (1972) e Joelma (1974). Tais eventos demonstraram a necessidade da criação de um órgão capaz de coordenar os diferentes agentes públicos bem como promover sua integração com a comunidade.

Reorganizada em 1995, pelo então Governador Mário Covas, a Defesa Civil do Estado de São Paulo atua prevenção de desastres naturais ou, na impossibilidade da prevenção, na minimização de seus efeitos visando a preservação de vidas.

Atualmente, a Defesa Civil do Estado de São Paulo conta com uma Coordenadoria Estadual ligada diretamente ao gabinete do Governador do Estado. A coordenadoria estadual constitui-se também no órgão central do Sistema de Defesa Civil do Estado de São Paulo, que conta ainda com 19 coordenadorias regionais estrategicamente distribuídas pelo Estado a fim de suplementar as ações municipais.

Da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil