Defesa Civil divulga relatório sobre situação no Vale do Paraíba

nd

ter, 04/01/2000 - 12h06 | Do Portal do Governo

O Estado de São Paulo, por intermédio da Defesa Civil, montou um Posto Avançado de Coordenação no município de Queluz, de onde está partindo todo o apoio necessário às demais cidades do Vale do Paraíba. O trabalho está sendo coordenado pelo diretor do departamento de Defesa Civil, Tenente Coronel Adauto.

Confira as informações do último relatório:

* Em Queluz, 1,1 mil pessoas estão desabrigadas, 300 casas foram inundadas, uma ponte foi destruída, uma pessoa foi retirada do rio Paraíba e levada à Santa Casa (Valfrido Ramos Nogueira, 29 anos); e uma pessoa morreu (Joaquim Pedro de Castro, 70 anos).

* Na cidade de Guaratinguetá, há cinco bairros inundados e as 90 famílias que ficaram desabrigadas já estão alojadas.

* No município de Lavrinhas, há 400 pessoas sem água potável no Bairro Capela do Jacu; e uma ponte foi destruída no bairro Retiro Barbosa, deixando aproximadamente 58 pessoas isoladas, sendo que 18 delas já foram resgatadas pelo helicóptero do Exército, que continua em operação.

* Em Campo do Jordão, duas mil pessoas que moram em áreas de risco serão deslocadas para um local mais seguro, 50 famílias desabrigadas foram alojadas provisoriamente em escolas municipais, três pessoas estão desaparecidas e uma pessoa morreu soterrada (Luiz Cláudio da Mota).

O coordenador regional adjunto de Defesa Civil, Major Roma, está se deslocando para o município de Campos de Jordão para realizar uma avaliação mais precisa da situação.

O Corpo de Bombeiros está apoiando os trabalhos na região e, já deslocou barcos com motores mais potentes, capazes de enfrentar a correnteza, para a remoção de pessoas que estão ilhadas.