Defesa Civil declara controle da situação em Capivari

Além da distribuição de cobertores e colchões, famílias serão transferidas para imóveis da CDHU

ter, 29/12/2009 - 19h15 | Do Portal do Governo

O secretário-chefe da Casa Militar do Estado de São Paulo e coordenador da Defesa Civil, Luiz Massao Kita, esteve em Capivari, na região de Campinas, nesta terça-feira, 29, e afirmou que a situação no município está controlada.

Além da distribuição de 400 cobertores, 400 colchões, 400 cestas básicas e materiais de limpeza para os moradores, a Defesa Civil está auxiliando o município em um convênio para construção de uma ponte e também para que seja decretada situação de emergência. Com isso a cidade fica dispensada de licitação para contratar serviços essenciais.

“Estamos numa fase de assistência e recuperação, com 3.500 pessoas nos abrigos, dois colégios e um ginásio. A situação praticamente está controlada”, declarou o coronel. Na madrugada do último domingo, 27, Capivari sofreu a maior chuva das últimas décadas e mais de três mil pessoas foram afetadas. “Realmente o índice pluviométrico foi muito alto, a chuva foi muito forte e ocasionou essa inundação”, observou o coronel. Para que a Defesa Civil decrete estado de atenção, é necessário chover 80 milímetros em três dias. Em apenas duas horas choveu 150 milímetros na cidade.

Ainda de acordo com o coronel Luiz Massao Kita, foi assinado um convênio entre a prefeitura de Capivari e o governo do Estado para a transferência dos moradores de áreas de risco para moradias da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). As 230 habitações que estão sendo construídas deverão ter sua implantação acelerada para atender à população.

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo