Defesa Civil completa 34 anos de atividade

Ajuda humanitária a locais que sofreram com os desastres naturais está entre as ações

qui, 22/04/2010 - 12h50 | Do Portal do Governo

A Defesa Civil do Estado de São Paulo celebra nesta semana seus 34 anos de atividades. A corporação surgiu em 1976, após acidentes de grandes proporções como as intensas chuvas ocorridas em Caraguatatuba (1967) e os incêndios dos edifícios Andraus (1972) e Joelma (1974). Tais eventos demonstraram a necessidade da criação de um órgão capaz de coordenar os diferentes agentes públicos bem como promover sua integração com a comunidade.

Reorganizada em 1995, pelo então Governador Mário Covas, a Defesa Civil do Estado de São Paulo atua prevenção de desastres naturais ou, na impossibilidade da prevenção, na minimização de seus efeitos visando a preservação de vidas.

Para o coordenador da Defesa Civil do Estado de São Paulo, Coronel Luiz Massao Kita, a data é muito importante e marca uma nova fase da corporação, que tornou-se referência no país graças ao contínuo trabalho de prevenção que promove junto aos municípios.

Atualmente, a Defesa Civil conta com uma Coordenadoria Estadual ligada diretamente ao gabinete do Governador do Estado. A coordenadoria estadual constitui-se também no órgão central do Sistema de Defesa Civil do Estado de São Paulo.

Uma das frentes em que a Defesa Civil atua é a ajuda humanitária. Os estados de Sergipe e Rio de Janeiro foram os últimos a receber apoio técnico, logístico e humanitário por contas das fortes chuvas que causaram inundações e deslizamentos.

A Coordenadoria da Defesa Civil providenciou o envio de produtos de primeira necessidade como cestas básicas, colchões e produtos de limpeza e preparou equipes compostas por médicos, enfermeiros e oficiais do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar para ajudar na recuperação e resgate nos locais.

Na cerimônia de aniversário da Defesa Civil que aconteceu nesta terça, 20, foram homenageados com a “Medalha da Defesa Civil” profissionais e personalidades que se destacaram no desenvolvimento da comunidade e em ações relativos à Defesa Civil.

Entre os homenageados estão o General Brigadeiro do Exército Brasileiro, Roberto Sebastião Peternelli Júnior, o Brigadeiro Paulo Roberto Pertursi, comandante do IV Comando Aéreo Regional, os prefeitos de São Luiz do Paraitinga, Ana Lúcia Bilard Sicherle, e de São Paulo, Gilberto Kassab, e os integrantes da equipe de rafting de São Luiz do Paraitinga que promoveram o resgate de centenas de vítimas que ficaram isoladas durante as fortes chuvas que atingiram a cidade no início do ano.

Do Portal do Governo de São Paulo com informações da Defesa Civil