Defesa Civil atende mais de 6 mil pessoas no Vale do Ribeira

Projeto tem como foco a preparação da comunidade para a prevenção e resposta a desastres

qua, 07/09/2011 - 8h00 | Do Portal do Governo

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil participa até esta quarta-feira, 7, da ação de caráter cívico-social, denominada ACISO, em parceria com o Exército Brasileiro, para promover maior integração entre as instituições públicas e a população do Vale do Ribeira.

A ação tem como foco a preparação da comunidade para a prevenção e resposta a desastres, e o momento se revela extremamente oportuno, pois acontece quatro meses antes do início das chuvas, justamente quando a mobilização da população e dos entes públicos revela-se imprescindível para a minimização dos efeitos provocados por tal período.

Estão sendo desenvolvidos trabalhos assistenciais pelo Exército Brasileiro, tais como atendimento médico e odontológico, distribuição de alimentos, roupas e medicamentos, além de outras atividades.

Com o intuito de aproximar as comunidades dos órgãos municipais de Defesa Civil, coordenados pelo 1º Tenente PM Marcelo Kamada (da Divisão de Gerenciamento de Emergências desta Coordenadoria), os policiais da CEDEC/SP estiveram presentes nos municípios de Registro, Sete Barras, Miracatu, Eldorado, Peruíbe, Cajati, Jacupiranga e Juquiá.

Foram atendidas 6.700 pessoas por meio de palestras e orientações sobre como agir na prevenção e resposta a desastres e, além disso, foi feita a distribuição de materiais de divulgação voltados, especialmente, ao público infantil.

No domingo, 4, o comandante militar do Sudeste, general-de-Exército Ademar da Costa Machado Filho visitou a região e inspecionou todas as ações. Na segunda-feira, 5, a ação aconteceu nos municípios de Cananéia, Bariri e Iguape; ao todo, serão cobertos os 14 municípios da região.

Da Defesa Civil