Defesa Civil alerta para tempestades nesta terça

Há um elevado risco de tempestades e as chuvas podem vir acompanhadas de vendavais

ter, 29/04/2008 - 11h44 | Do Portal do Governo

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil informa que uma intensa frente fria avança do sul do Brasil em direção ao Estado de São Paulo. A passagem dessa frente fria provoca chuvas e declínio das temperaturas a partir desta terça-feira.

Há um elevado risco de tempestades e as chuvas podem vir acompanhadas de vendavais, descargas elétricas e granizo, com potencial para transtornos como destelhamento de casas, queda de árvores e transbordamento de rios e córregos.

As chuvas atingem primeiramente o sul e oeste do Estado e no decorrer da tarde e noite avançam para a parte central de São Paulo, área que abrange as regiões de Araçatuba, Bauru, Grande São Paulo e litoral.

Durante a noite e madrugada, as chuvas mais intensas atingem a parte norte do Estado, incluindo os municípios que fazem divisa com Minas Gerais.

Ventos fortes provocam aumento da agitação marítima e a elevação do nível do mar pode provocar ressaca no decorrer quarta-feira e as primeiras horas da quinta-feira.

O risco de tempestades aumenta novamente na sexta-feira e persiste durante o fim de semana devido a presença de uma grande área de instabilidade sobre São Paulo. Portanto, a sexta-feira, o sábado e o domingo permanecem com condições para chuvas fortes, vendavais e queda de granizo. Na sexta-feira, a agitação marítima aumenta novamente e há possibilidade de ressaca durante o fim de semana.

Da Defesa Civil