Defesa Agropecuária organiza reunião sobre citros

Grupo se reúne em Campinas discute prevenção e controle do greening

qua, 04/03/2009 - 9h08 | Do Portal do Governo

A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento recebeu nessa terça-feira, 3, representantes da área vegetal dos órgãos estaduais de defesa agropecuária, para a reunião preliminar do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa), que vai até a quinta-feira, 5.

Sob a coordenação da CDA irão reunir representantes de 10 Estados (Alagoas, Bahia, Ceara, São Paulo, Minas Gerais, Rio de janeiro, Rio Grande do Sul, Sergipe, Santa Catarina e Paraná). Na ultima reunião do Fonesa, realizada em Palma, Tocantins, em outubro passado, foram criados três grupos técnicos para analisar e apresentar propostas sobre pragas dos citros. O grupo que se reúne em Campinas discute os procedimentos para prevenção e controle do greening, cancro cítrico, pinta preta e morte súbita. As propostas serão apresentadas na próxima reunião do Fonesa a ser realizada dias 02 e 03 de abril em Aracaju quando sairá um documento com as propostas que serão encaminhadas ao Ministério de Agricultura e Abastecimento.

O Fonesa representa os órgãos oficiais de defesa agropecuária do país e é o fórum que define as diretrizes da política de sanidade animal e vegetal. Criado em 2000 busca promover a permanente articulação entre os órgãos de defesa agropecuária, objetivando o desenvolvimento harmônico e integrado das ações de sanidade animal, vegetal e inspeção higiênico-sanitária e tecnológica dos produtos de origem animal e vegetal.

Na área vegetal o Fonesa concentra esforços no sentido de elaborar propostas de normas que discipline a execução dos levantamentos periódicos para aprovação e reconhecimento de áreas livres de concorrência de pragas quarentenárias A2 em citros e o estudo e propostas de criação do Sistema de Produção de mudas cítricas harmonizadas entre os Estados.

As pragas quarentenárias A2 são pragas com ocorrência no país, mas sem ampla disseminação, ou seja, presentes em uma área limitada. Além disso, possuem importância econômica e programa oficial de controle do Ministério de Agricultura e Abastecimento.

Serviço

Reunião preliminar do Fonesa – Área vegetal
Dias: 03, 04 e 05 de março.
Local: Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Av. Brasil, 2340 – Jd. Chapadão – Campinas/SP.

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento