Decreto reorganiza Instituto Geológico

Instrumento fortalece e consolida o IG como órgão de geologia do Estado de São Paulo

ter, 20/04/2010 - 16h00 | Do Portal do Governo

O Instituto Geológico, órgão vinculado à secretaria do Meio Ambiente (SMA) acaba de ser reorganizado. O decreto estadual nº 55.640 faz parte das ações de fortalecimento e consolidação do instituto como órgão de geologia do Estado. As diversas medidas e ações em curso têm o objetivo de consolidar o papel de pesquisa da instituição, além de ampliar as ações técnicas e o papel político do órgão, reaproximando-o de suas origens como Serviço Geológico Estadual.

A atual reorganização contempla a modernização das instâncias gerenciais e a atualização das áreas e atribuições administrativas, técnicas e de pesquisa. Em compatibilidade com as atuais estruturas do Estado, o instituto deixa de possuir seções e diretorias, passando a se constituir de centros e núcleos, e ganhando uma estrutura gerencial mais horizontal.

Benefícios

A reforma administrativa do Instituto Geológico permitirá aumentar a agilidade de ações nos centros e núcleos, facilitando a definição e o cumprimento de metas e a realização de pesquisas e produtos em apoio à gestão ambiental do Estado e ao ordenamento territorial. Além disso, oferece condições mais adequadas para a fixação de funcionários em cargos diretivos e gerenciais, aumentando o comprometimento e a responsabilidade na administração de cada setor.

Com isso, será possível tornar ainda mais aplicadas e estratégicas as pesquisas, atividades e ações do órgão, em apoio ao desenvolvimento sustentável do Estado e em benefício da população. Outra ação que ajudará nessa nova estrutura é a nomeação de 54 novos funcionários, aprovados pelo último concurso público realizado pelo IG, que irão contribuir nos trabalhos de pesquisa científica do órgão.

Para o diretor do IG, Ricardo Vedovello, o conhecimento geocientífico é fundamental para embasar a gestão do território, as diversas políticas setoriais, e o desenvolvimento sustentável dos espaços territoriais. Por isso, Vedovello afirma que “a reforma administrativa do IG é uma etapa fundamental para a utilização do conhecimento geológico na gestão e ordenamento do território paulista”.

Saiba mais sobre a atuação do IG em: http://www.igeologico.sp.gov.br/index.asp

Da Secretaria do Meio Ambiente