Decap destaca benefícios novo atendimento nas delegacias

Mudança vai proporcionar maior esclarecimento de crimes e agilizar atendimento ao cidadão

qua, 14/10/2009 - 10h30 | Do Portal do Governo

O delegado Marco Antonio de Paula Santos, diretor do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (Decap), falou na terça-feira, 13, sobre o novo modelo de atendimento, implantado pela Polícia Civil. Segundo ele, a expectativa é de que a mudança proporcione maior esclarecimento de crimes e agilize o atendimento ao cidadão. Até fevereiro de 2010, todas as delegacias da Capital irão trabalhar em regime de Pronto-Atendimento ou Pré-Atendimento durante a noite e aos finais de semana e feriados. 

A alteração já vinha sendo estudada há um ano. Segundo Santos, o objetivo é realizar uma mudança substancial no atendimento. Durante esse período de estudos, há cerca de um mês, o delegado geral da Polícia Civil, Domingos Paulo Neto, se reuniu com representantes dos Conselhos de Segurança (Conseg), onde o projeto foi apresentado, e críticas e sugestões foram discutidas. 

Segundo o diretor do Decap, a redução do tempo de espera não trará benefícios somente para a população, mas também aos próprios policiais. “Essa mudança faz com que a Polícia Civil retome sua atividade principal, que é a de investigação, buscando a solução de crimes e recuperação de bens”, disse. 

Mais delegados  

Para a implantação em toda a cidade, o Decap passará a contar com mais 100 delegados, que estão fazendo estágio no próprio departamento e participando  de cursos na Academia de Polícia Civil (Acadepol). A partir do próximo dia 8, eles iniciarão suas atividades. 

A ociosidade de algumas delegacias durante as madrugadas também será combatida, com o aproveitamento dos recursos já existentes. O 1º Distrito Policial (Sé), por exemplo, em um mês, registra 29,26% de suas ocorrências durante a noite e aos finais de semana e feriados. 

Da Secretaria da Segurança Pública