Debate: ‘Mulheres e Aids: Desafios para os Serviços de Saúde’

Evento será realizado nesta sexta-feira, dia 27, na Capital

seg, 23/07/2001 - 13h51 | Do Portal do Governo

Evento será realizado nesta sexta-feira, dia 27, na Capital

‘Mulheres e Aids: Desafios para os Serviços de Saúde’ este é o tema do debate que será realizado em São Paulo no próximo dia 27 de julho. Estarão presentes profissionais das áreas de saúde pública e privada e instituições de ensino ligadas ao setor de saúde.

Este evento é resultante do projeto ‘Vulnerabilidade e cuidado: a assistência às mulheres vivendo com aids em serviços de referência no Estado de São Paulo’, que faz parte do projeto Enhancing Care Initiative (ECI), coordenado pela Harvard School of Public Health, dos Estados Unidos, e desenvolvido em cinco países do mundo (Brasil, Tailândia, Senegal, África do Sul e Porto Rico).

No Brasil, a pesquisa foi realizada com mulheres atendidas em serviços de referência para Aids nas cidades de São Paulo, Santos e São José do Rio Preto. O objetivo do encontro é discutir e propor alternativas para o aperfeiçoamento do cuidado oferecido às mulheres vivendo com o vírus HIV e a aids nos programas e serviços de saúde.

A equipe ECI-Brasil foi composta por profissionais de serviços e universidades (Casa da Aids, CRAIDS-Santos, CRT/AIDS-SP, Departamento de Medicina Preventiva-FMUSP, Faculdade de Saúde Pública-USP, Instituto de Psicologia/NEPAIDS-USP, Hospital de Base de São José do Rio Preto, Instituto da Criança, Instituto Emílio Ribas, NIC-SANTOS) e de diversas formações profissionais (serviço social, ginecologia, infectologia, pediatria, psicologia social e saúde pública). Eles elegeram como primeiro grupo a ser trabalhado as mulheres vivendo com aids, dadas evidências de relevante situação de vulnerabilidade desse grupo populacional à infecção e adoecimento pelo HIV.

O ECI oferece suporte e colaboração técnica para que as equipes dos países participantes identifiquem e estudem aspectos relativos ao cuidado oferecido às pessoas vivendo com aids, segundo prioridades e estratégias definidas em cada nação.

Data: Sexta-feira, dia 27 de julho de 2001
Horário: Das 9 às 12 horas
Local: Hotel Renaissance, Alameda Santos, nº 2233, São Paulo-SP

Programa:

9h00 – José Ricardo Ayres: apresentação do projeto
9h15 – Aluisio Segurado: achados relativos ao cuidado clínico
9h25 – Heloisa Helena S. Marques: achados relativos à profilaxia da TMI
9h35 – Regina Lacerda: achados relativos à sexualidade e direitos reprodutivos
9h45 – Ivan França Júnior: achados relativos a cuidados e Direitos Humanos
9h55 – Intervalo
10h15 – José Ricardo Ayres: Recomendações do ECI/BR

Comentários:

10h35 – Paulo Teixeira – Coordenador Nacional de DST/Aids
10h45 – Arthur Kalichman – Coordenador Estadual de DST/Aids
10h55 – Fábio Mesquita – Coordenador Municipal de DST/Aids
11h05 – Representante de ONG/AIDS/Mulher
11h15 – Debate