Debate aborda tecnologia que leva computação ao ‘mundo das nuvens’

Unesp promove encontro sobre sistema 'cloud computing' na sexta-feira, 22, na capital

qui, 21/07/2011 - 18h00 | Do Portal do Governo

Com o aumento exponencial da utilização das redes de computação, tem-se tornado cada vez mais difícil atender com presteza e segurança as necessidades dos usuários. Numa situação como a da divulgação dos resultados dos exames vestibulares de uma grande instituição educacional, por exemplo, em que milhares de alunos e pais ansiosos acionam o sistema ao mesmo tempo, o servidor, na melhor das hipóteses, se tornará extremamente lento. Para contornar esse problema, estão sendo criadas novas tecnologias, chamadas genericamente de cloud computing (computação em nuvens), que permitem que instituições possam criar suas próprias estruturas privadas e, se necessário, interligá-las aos serviços oferecidos pelas grandes corporações.

Ciente da importância da tecnologia cloud computing, o Núcleo de Computação Científica (NCC) da Unesp organizou o ciclo de palestras “One-day Workshop on Cloud Computing”, que será realizado nesta sexta-feira, 22, das 9h às 17h30, no auditório do núcleo, no edifício do Instituto de Física Teórica, Câmpus de São Paulo, na Barra Funda. “Na verdade, este evento marca o início da parceria entre a Unesp e o projeto Open Sciense Data Cloud, OSDC, da ‘National Sciense Foudation'”, diz Sérgio Novaes, diretor científico do NCC.

Compreensão e divulgação

Para Carlos Moreira, engenheiro de sistemas do NCC e um dos coordenadores do workshop, são de extrema importância a exata compreensão e a divulgação das tecnologias envolvidas no cloud computing. “Com esse sistema, as redes tendem a se tornar muito mais rápidas”, atesta. “O ganho do usuário, que não vai mais depender de um computador e poderá acessar a rede de onde estiver, será imenso.”

O evento será aberto às 9h por Sérgio Novaes, seguido por palestra de Maurício Pretto, da empresa Canonical. Às 11h, será a vez de Steven Timm, representante do Fermilab (Fermi National Accelerator Laboratory), laboratório próximo a Chicago especializado em física de partículas de alta energia.

Às 13h, haverá intervenção remota a cargo de Robert Grossman, da Universidade de Chicago (EUA), responsável pelo projeto OSDC. Às 14h, José Roberto Gimenez, analista de informática do NCC, falará de sua experiência na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. “Não há como um servidor suportar, por exemplo, o acesso simultâneo de, digamos, 10 mil professores inscritos num curso remoto que a secretaria venha a oferecer”, explica Gimenez. “A idéia, então, é distribuir esta sobrecarga por uma nuvem, que tem um formato mais robusto e não depende de servidor.”

Às 15h, Bruno Domingues, pesquisador de soluções da Intel do Brasil, discorrerá sobre o gerenciamento de capacidade para servidores. O evento será encerrado por palestra de Ettore Ligorio, da USP.

Os interessados em participar do evento, que é gratuito, devem confirmar presença pelo e-mail carlosm@ncc.unesp.br . O título da mensagem deve ser “NCC UNESP – Workshop on Cloud Computing”. O corpo do e-mail deve trazer o nome completo do participante. A inscrição só se completará quando o interessado receber uma resposta de confirmação.

Haverá também participação pela internet. O interessado deve acessar e informar o seu nome para ter acesso à sala virtual em que serão transmitidas as palestras.

Da Unesp