De Pano e Papel: raízes brasileiras na estação Cidade Jardim

Exposição traz cerca de 20 trabalhos em serigrafia (aplicada no pano) e linoleogravura (no papel), assinados pela artista plástica Marlene Crespo

qua, 28/11/2007 - 10h58 | Do Portal do Governo

As raízes brasileiras irão colorir o dia-a-dia dos usuários da Estação Cidade Jardim, na Linha C-Esmeralda (Osasco-Autódromo), a partir desta quarta-feira, 28. Por meio da delicada arte artesanal da mostra De Pano e Papel, promovida pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), os usuários que passarem pelo local poderão observar cerca de 20 trabalhos divididos em técnicas de serigrafia (aplicada no pano) e linoleogravura (no papel), assinados pela artista plástica Marlene Crespo.

Os planos de fundo escolhidos pela artista (o pano e o papel) revelam a perspicácia da mostra: realçar a cultura nacional e seus elementos mais lúdicos. O papel figura como suporte básico para confecção de trabalhos, no entanto, o pano se torna uma opção também bastante utilizada na composição de peças brasileiras, hoje.

A técnica aplicada lembra as populares camisetas artesanais, executadas em papel, como se fossem carimbos. Nesse contexto, as peças possuem uma linguagem pessoal e não escondem certas ligações com o cordel nordestino. Os personagens têm traços leves, movimentos suaves e parecem estabelecer um “diálogo” com o expectador.

“A escolha do tema não foi por acaso. Optei por me reportar à arte brasileira, pois, nossa cultura é muito importante e precisa ser realçada” assinala Marlene. “Ter a oportunidade de expor na estação de trem me deixa muito contente. Diversas pessoas poderão entrar em contato com as raízes do Brasil”, completa.

Sobre a artista

Marlene Crespo iniciou-se em artes plásticas em 1965, na capital gaúcha, onde viveu por cerca de dez anos e teve sua formação artística. Participou com desenho da IX Bienal de São Paulo, em 1967, quando também recebeu o primeiro prêmio no III Salão da cidade de Porto Alegre. Fluminense de Campos dos Goytocazes, reside em São Paulo desde 1969, com vasto currículo de exposições individuais e coletivas. Tem trabalhado também como ilustradora em livros e jornais. Os livros “Saci, o espírito da Selva” (1999) e “Iemanjá, a Deusa do Mar” (2002) têm texto e ilustrações de sua autoria, com nome de Marlene Perlingueiro. Em 2006, publicou ilustrações na revista Carta Capital na Escola.

SERVIÇO

Exposição: “De Pano e Papel”

Local: Linha C – Esmeralda – Estação Cidade Jardim

Endereço: Avenida das Nações Unidas, s/nº – Pinheiros.

Data: 28/11 a 28/12.

Entrada franca para usuários da CPTM e R$ 2,30 para o público externo.

Da CPTM

(L.F.)