De onde vem o papel

A fazenda de Itatinga arrenda mil hectares de terra para duas empresas de papel e celulose e de produtos madeireiros: a Suzano e a Duratex. A primeira planta eucalipto em […]

qui, 14/06/2007 - 9h20 | Do Portal do Governo

A fazenda de Itatinga arrenda mil hectares de terra para duas empresas de papel e celulose e de produtos madeireiros: a Suzano e a Duratex. A primeira planta eucalipto em área de  900 hectares, e este ano realiza o terceiro e último corte. A outra empresa iniciou sua plantação no ano passado em 100 ha. Os dois contratos de arrendamento geram recursos anuais de R$ 300 mil para a Esalq.

A fabricante de celulose irá recolher em 2007 aproximadamente 65 mil metros cúbicos de madeira para sua fábrica em Suzano, na zona leste da região metropolitana de São Paulo. São 1,6 milhão de árvores a serem cortadas até junho ou julho.   

A arrendatária se compromete também a comprar caminhonetes para a Esalq. Duas foram entregues desde o início da parceria e a próxima virá ainda neste semestre. O novo veículo será usado em Itatinga, o antigo irá para a Estação Experimental de Anhembi e existe uma em uso na sede da Esalq, em Piracicaba.

O trabalho de corte e divisão do pé de eucalipto em toras é feito pela própria Suzano. Seus funcionários retiram a casca da árvore e a dividem (em média) em três toras de 6,20 metroscada e as deixam no terreno. A seguir uma empreiteira realiza o baldeio – operação de retirada das toras e formação de pilhas para o transporte à fábrica.

Dionésio Bueno de Araújo, da Cascini Agroflorestal, de Itatinga, empreiteira encarregada do baldeio, comanda equipe de 17 homens em Itatinga. Eleconta que dispõe de cinco tratores autocarregáveis para toras, cada um com capacidade para 11 metroscúbicos de madeira, duas caminhonetes, um ônibus-oficina, grupo gerador e caminhão para óleo diesel.

O transporte até a fábrica é feito por outra empreiteira da Suzano, em treminhões – caminhões com três reboques. “Por dia, saem de 10 a 12 treminhões lotados daqui, com mais ou menos 60 metros cúbicos de madeira cada um”, informa Dionésio.

São várias empresas que prestam serviço à Suzano. Além do baldeio e do transporte por treminhões, há o desbaste (limpeza), recolhimento de pedaços de galhos, que serão vendidos para queima, preparação do solo, plantio de novas árvores e escolha do melhor broto após o corte.