De Cusco a São Paulo: Pontes da Arte Colonial

Nova exposição acontecerá no Palácio dos Bandeirantes a partir do dia sete de novembro

qui, 01/11/2007 - 10h33 | Do Portal do Governo

“De Cusco a São Paulo: Pontes da Arte Colonial no Acervo dos Palácios”.  É o nome da nova exposição que acontecerá no Palácio dos Bandeirantes a partir do dia sete de novembro. Serão expostas no Salão Barroco mais de 100 pinturas, esculturas, mobiliários e objetos sacros em prata. Estas obras estarão dialogando com peças da arte colonial barroca brasileira também pertencentes ao Acervo dos Palácios do Governo.

A arte sacra cusquenha é a representação mais viva do barroco mestiço peruano do século XVI, caracterizado pela representação de ícones e temas do catolicismo associado aos temas incaicos seculares e populares.

A presença de cores fortes, adornos e a riqueza em detalhes e acabamentos meticulosos são marcas representativas deste tipo de arte sacra nascida na América espanhola.

É considerada uma das mais importantes manifestações do trabalho de catequese realizado pela Igreja Católica no início da colonização da América andina.

O termo “cusquenho”, no entanto, não se limita a Cusco, origem destas pinturas coloniais hispano-americanas, que foram produzidas igualmente em outros países andinos, como Bolívia e Equador, entre os séculos XVI a XVIII. A denominação se generalizou por ser a cidade de Cusco, no Peru, a capital e o centro do Império Inca. De qualquer forma, a Escola de Cusco é considerada como o primeiro centro pictórico organizado no Novo Mundo.

A diretora do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo, Ana Cristina Carvalho, destaca que a coleção pertencente ao governo paulista foi adquirida no final dos anos 60, quando o então secretário da Fazenda, Luís Arrobas Martins, no Governo Abreu Sodré, reuniu um grupo de críticos de arte e especialistas para auxiliá-lo na montagem da coleção dos Palácios, orientando-os a privilegiar arte moderna brasileira e o barroco. A partir daí, as aquisições foram feitas por meio de concursos e doações.

SERVIÇO

Palácio dos Bandeirantes: Avenida Morumbi, 4.500 – Portão 2

Informações: 2193-8282

Agendamento Eletrônico: www.acervo.sp.gov.br.

Visitas

Segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, sempre em horas cheias.

Sábados, domingos e feriados, das 11h às 16h, sempre em horas cheias.

Todas as visitas são acompanhadas por monitores.

Entrada franca.

Do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo

(L.M.)