De cada cinco adolescentes com Aids, um abandona o tratamento

Preconceito com a doença e negligência dos pais são os principais motivos da interrupção

qui, 18/07/2013 - 14h16 | Do Portal do Governo

Um em cada cinco dos adolescentes com Aids que fazem acompanhamento no Instituto Emílio Ribas, na capital, abandona o tratamento. Os dados são de um levantamento feito pela unidade da Secretaria da Saúde no ano passado. O preconceito com a doença e a negligência dos pais são os principais motivos.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

O estudo avaliou 581 adolescentes em tratamento no hospital, com idade entre 12 e 17 anos. Desse total, 131 está há pelo menos seis meses sem agendar uma consulta médica ou comparecer a um retorno. Entre eles, 71 são do sexo masculino e 60 do sexo feminino. A maioria foi infectada pela mãe durante o parto (transmissão vertical).

A rotina social e o preconceito é um desafio para diversos pacientes dessa faixa etária. A médica Marinella Della Negra, infectologista do Emílio Ribas, explica que o fato de ir ao hospital periodicamente e ter que tomar os remédios muitas vezes causa desconforto ao jovem.

Robério Carneiro Jr, médico do ambulatório pediátrico do hospital, explica que a negligência familiar também é um fator negativo. “Existem casos em que a mãe tem problema psicológico e barra o uso de remédios do adolescente. Algumas mães simplesmente não supervisionam se o filho está tomando a medicação de forma correta”, alerta. Há também jovens que têm problemas psicológicos e não conseguem dar continuidade ao acompanhamento médico.

Projeto VIDA

O serviço social do Instituto Emílio Ribas faz uma busca ativa pelos adolescentes que não frequentam a unidade há mais de três meses. Devido ao índice de abandono, a instituição criou o programa VIDA (Vivendo a Integração da Adesão), que tem como objetivo acompanhar o jovem durante o tempo que ele está no hospital.

O programa estabelece um canal com o jovem por meio de uma sala multidisciplinar, equipada com computadores, livros, cartilhas e o jogo de tabuleiro Vida, que faz uma alusão à vida de uma pessoa com HIV. A atividade consiste em mostrar que a cada etapa cumprida do tratamento, o jogador avança casas e conquista novos valores, inclusive qualidade de vida.

O voluntariado do hospital também desenvolve o Programa de Adesão Poder Jovem Institucional, que dá oportunidade para troca de experiências, dúvidas e angústias, seja por vergonha ou medo. O projeto tenta ensinar ao jovem com Aids que ele pode ter uma vida como a de qualquer outro adolescente.

Do Portal do Governo do Estado