DataGEO reúne dados para pesquisa das Unidades de Conservação

Na Semana do Meio Ambiente, conheça o portal que reúne informações geoespaciais do estado para estudantes e pesquisadores

ter, 31/05/2016 - 11h43 | Do Portal do Governo

A Secretaria do Meio Ambiente disponibiliza dados sobre Unidades de Conservação de todo o estado. As informações estão disponíveis no portal DataGEO, criado e mantido pela pasta para atender uma demanda de pesquisadores, estudantes e outros profissionais da área.

Uma das vantagens da página é que ela reúne uma ampla quantidade e variedade de bases de dados geoespaciais (temáticos, imageamento, socioeconômicos, corporativos e legal ambiental) do estado, oferecendo insumos e matéria-prima para a geração de informações e análises territoriais correlacionadas com questões ambientais.

Os dados estão separados em Proteção Integral, Uso Sustentável e Uso Sustentável – Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). As unidades de proteção integral são as áreas com pouca ou nenhuma atividade humana, admitindo apenas o uso indireto de seus recursos naturais. As de uso sustentável, incluindo as RPPN, têm a finalidade de promover a harmonia entre conservação da natureza e utilização dos recursos em benefício das comunidades locais.

Há 64 unidades de conservação de proteção integral, sob a responsabilidade da Fundação Florestal, Instituto Florestal e Instituto de Botânica; 51 unidades de uso sustentável, geridas pela Fundação Florestal e Instituto Florestal; e 40 RPPN, de propriedade privada, autorizadas pela Fundação Florestal.

Acesse o portal DataGEO.

Do Portal do Governo do Estado