Data lembra vítimas de genocídio na Armênia

Projeto de lei sancionado pelo governador Geraldo Alckmin inclui dia de homenagem no calendário oficial do Estado

sex, 24/04/2015 - 12h25 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin sancionou o projeto de lei nº 1266 (de 2014), que institui o Dia do Reconhecimento e Lembrança às Vítimas do Genocídio do Povo Armênio, integrando-o ao calendário oficial do Estado de São Paulo. A publicação no Diário Oficial aconteceu nesta sexta-feira, 24, quando são lembrados os 100 anos do genocídio.

Esta data marca o início do genocídio armênio em 1915, com a prisão e o extermínio de vários de seus líderes políticos, intelectuais e religiosos em Constantinopla (hoje Istambul) pelas forças do antigo Império Otomano. Estima-se que 1,5 milhão de armênios tenham sido executados e outros milhares, incluindo mulheres e crianças, tenham sido deportados entre os anos de 1915 e 1923.

Nesse período, muitos armênios imigraram para países da Europa e das Américas do Norte e do Sul, na chamada Grande Diáspora. Os que vieram para o Brasil desembarcaram no Rio Grande do Sul, no Rio de Janeiro e também em São Paulo, no porto de Santos, de onde seguiam para a capital paulista.

Do Portal do Governo do Estado