DASPRE faz desfile de peças produzidas por detentas do Estado nesta terça-feira

Evento acontece na FIESP na terça, 6; Fussesp é parceira do projeto por meio da Escola de Moda

seg, 05/09/2011 - 14h00 | Do Portal do Governo

Nesta terça-feira, 6, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) será palco de um desfile bem diferente. Oito detentas do regime semiaberto, do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) Feminino “Dra. Marina Marigo Cardoso de Oliveira” do Butantan, desfilarão peças exclusivas da DASPRE – a grife das presas do Estado de São Paulo.

O desfile será parte da programação do Encontro Nacional do Começar de Novo, evento organizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), cujo objetivo é sensibilizar a sociedade para a criação de políticas públicas e ações efetivas de reinserção social para presos e egressos do Sistema Penitenciário e, consequentemente, da diminuição da reincidência criminal.

A DASPRE, projeto da FUNAP e da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), foi convidada para mostrar ao público direcionado – autoridades e empresários de todo o país – o resultado de uma bem sucedida parceria firmada com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, por meio do projeto “Escola de Moda”. Todas as peças foram confeccionadas por presas do Sistema Prisional Paulista.

A primeira dama do Estado, Lu Alckmin, prestigiará o desfile e certificará algumas presas que participaram dos cursos profissionalizantes oferecidos pela Escola de Moda e que contribuíram diretamente para a confecção de cada peça, como técnicas de corte e costura, crochê, bordados em linha e pedraria.

Sobre a DASPRE

Um dos projetos desenvolvidos e coordenados pela Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” – FUNAP, órgão vinculado à Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). Criado em 2008, a DASPRE desenvolve, por meio de criação e comercialização do artesanato, a formação educacional e qualificação profissional das mulheres presas. Em 2009, o projeto foi certificado pela Fundação Banco do Brasil, como tecnologia social efetiva. Atendendo cerca de 150 presas/mês, todas as que passam pela DASPRE são certificadas pela Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades (SUTACO), qualificadas como artesãs profissionais.

Da Secretaria da Administração Penitenciária