Dante Pazzanese terá aula de cirurgia por videoconferência

Aulas serão ministradas por médicos japoneses nesta terça, 17

seg, 16/06/2008 - 10h04 | Do Portal do Governo

O hospital estadual Dante Pazzanese, da Secretaria de Estado da Saúde, sedia nesta terça-feira, 17, um encontro inédito que contará com médicos japoneses atuando em intervenções cardíacas por videoconferência.

O evento, fruto de uma parceria com o Hospital Santa Cruz e a ONG International TRI Network, é o único de caráter científico a integrar o calendário oficial das comemorações do centenário da imigração japonesa no Brasil.

Serão seis procedimentos transmitidos ao vivo para uma platéia formada por médicos e profissionais de saúde, em que os maiores representantes da cardiologia intervencionista do Brasil e Japão irão demonstrar as mais recentes técnicas de desobstrução das artérias coronarianas.

Cerca de 10 médicos japoneses, além de profissionais do Dante, deverão participar das demonstrações. Entre os temas que serão apresentados ao vivo está o acesso radial, pelo pulso, que oferece menor risco de sangramento, menos desconforto ao paciente e recuperação mais rápida.

“Mais do que atualizar os profissionais sobre técnicas intervencionistas, este evento irá celebrar a relação amistosa e de extrema sinergia profissional e social entre os dois países, permitindo a realização de parcerias para intercâmbio científico”, afirma Fausto Feres, médico do Dante.

Os procedimentos começarão pela manhã. A partir das 9h15, haverá transmissões do Hospital Santa Cruz para o Dante Pazzanese. À tarde, a partir das 13h30, as demonstrações serão feitas no próprio Dante, também com transmissão ao vivo.

O hospital estadual Dante Pazzanese fica na avenida Dante Pazzanese, 500, Ibirapuera, zona sul de São Paulo.

Da Secretaria da Saúde