Dante Pazzanese orienta população contra a hipertensão

A campanha faz parte das ações do Dia Nacional de combate à Hipertensão, que acontece neste sábado

sex, 25/04/2008 - 14h02 | Do Portal do Governo

Atualizada às 15h10

A população que passou pelo Instituto Dante Pazzanese nesta sexta-feira, 25 de abril, pôde participar de uma campanha educativa e preventiva sobre hipertensão. A ação, que marca o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial, em 26 de abril, contou com a participação do governador José Serra.

“A pressão alta é uma doença que muitas vezes passa despercebida e que está por trás de grande parte dos infartos e derrames. Esse mutirão tem como finalidade estimular a prevenção”, afirmou Serra.

Durante toda a manhã, entre 9h e 14h, profissionais do Dante Pazzanese aferiram a pressão arterial, mediram a circunferência abdominal e calcularam o índice de massa corpórea das pessoas que passaram pela tenda montada no estacionamento do hospital. Esses fatores são essenciais na avaliação de risco de doenças cardiovasculares. Os pacientes que apresentaram índices fora do padrão recomendável foram orientados a procurar atendimento médico.

Os participantes também receberam orientações sobre hábitos saudáveis de vida. Enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, professores de educação física e médicos ficaram à disposição para tirar dúvidas da população e houve distribuição de cartilhas e folhetos sobre hipertensão.

As cartilhas impressas pelo Governo paulista também serão distribuídas na 1ª Caminhada pela Vida Contra a Hipertensão, que será realizada neste sábado, pela Sociedade Brasileira de Hipertensão. A caminhada, que faz parte das ações do Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial, tem partida prevista para às 9h, da Praça da Sé, e segue até o Teatro Municipal.

Cerca de 300 mil mortes por ano

As doenças cardiovasculares, como o infarto ou o acidente vascular cerebral (AVC), representam a principal causa de morte no país, matando cerca de 300 mil pessoas anualmente. Aproximadamente 60% das vítimas sofrem de hipertensão arterial.

O secretário estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata lembrou que a hipertensão arterial é uma doença silenciosa. Na maioria das vezes, a pressão alta não tem sintomas. “As pessoas descobrem que são hipertensas quando medem a pressão. Por isso é tão importante chamar a atenção para a doença”, afirmou.

Uma pessoa é diagnosticada como hipertensa quando a pressão arterial, ou seja, a pressão que o sangue exerce nas paredes das artérias para se movimentar, ultrapassa 14 por 9. Se não for tratada, a hipertensão pode causar derrames, insuficiência cardíaca e insuficiência renal.

Os indivíduos com maior risco de se tornarem hipertensos são aqueles que apresentam excesso de peso, não têm uma alimentação saudável, ingerem muito sal, não praticam exercícios físicos, consomem muita bebida alcoólica, são diabéticos ou têm familiares hipertensos. O risco, porém, aumente com a idade. Após os 55 anos, mesmo as pessoas com pressão arterial normal têm 90% de chances de desenvolver a doença. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão, a pressão alta atinge 30% da população adulta brasileira, porém, na terceira idade chega a mais de 50%. Além disso, aproximadamente 5% das crianças e adolescentes brasileiros sofrem de hipertensão.

A melhor maneira de se prevenir contra a doença é praticar atividades físicas regularmente e ter alimentação saudável.

Quem já é hipertenso preciso reduzir a quantidade de sal na comida – o ideal é usar, no máximo, uma colher de chá para toda a alimentação diária e não acrescentar sal depois do alimento pronto; ter uma alimentação saudável; abandonar o consumo de bebidas alcoólicas e de cigarro; praticar atividades físicas; controlar o estresse; e utilizar corretamente a medicação.

A hipertensão não tem cura, por isso, o tratamento é realizado por toda a vida. A Sociedade Brasileira de Hipertensão estima, porém, que apenas 23% dos que sofrem de pressão alta controla corretamente a doença. Cerca de 36% não fazem controle algum e 41% abandonam o tratamento após a melhora inicial da pressão.

Segundo maior hospital da área cardíaca em produtividade

Durante o evento, o governador destacou que o Instituto Dante Pazzanese é o segundo maior hospital público do país em produtividade por leito na área cardíaca. Perde apenas para o Instituto do Coração (Incór), que também é do Governo do Estado.

Serra lembrou ainda que o hospital atende pessoas de todos os Estados, não apenas de São Paulo. Para garantir o acolhimento dos que não têm residência na cidade há uma Casa de Acolhimento, que funciona em Diadema. Por lá passam cerca de 1.500 pessoas por ano. Todos são atendidos no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, que fica na Avenida Dante Pazzanese, 500 – Ibirapuera – São Paulo/SP.

Cíntia Cury