Dante Pazzanese e HCor ampliam estudos sobre coração artificial

Parceria permitirá progressos também nas pesquisas sobre bomba de sangue centrífuga implantável

ter, 11/03/2008 - 9h43 | Do Portal do Governo

Agora, as pesquisas com dispositivos para beneficiar pessoas com problemas cardíacos, desenvolvidas pioneiramente pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, ganharão impulso. No final de fevereiro, o Pazzanese, hospital público referência no País em transplante de coração, assinou parceria com o Hospital do Coração (HCor), unidade de saúde privada que dissemina avançados conhecimentos cardiológicos nas áreas de educação e pesquisa.

O setor de bioengenharia do Dante Pazzanese possui e desenvolve, de forma pioneira no Brasil, um coração artificial auxiliar. É uma tecnologia inovadora para ajudar pacientes cardíacos em estado terminal, a um custo inferior ao dos similares. O aparelho também poderá auxiliar o coração natural, enquanto o paciente aguarda doação para transplante. Outra novidade em desenvolvimento no Pazzanese é uma bomba de sangue centrífuga implantável, para assistência uni e biventricular. O dispositivo ajuda no tratamento de pacientes cardíacos e pode auxiliar nos cuidados cirúrgicos.  

Financiamento – O HCor, representado por sua mantenedora, a Associação do Sanatório Sírio, financiará o projeto e cederá profissionais (epidemiologistas e bioestatísticos) para auxiliar na concepção, análise e tecnologia (estatística dos dados) das pesquisas clínicas.

“A pesquisa experimental será realizada no Dante Pazzanese e o HCor irá colaborar em todo planejamento, análises estatísticas e financiamento de todo o projeto, especialmente na fase clínica”, explica o médico Leopoldo Piegas, diretor-técnico do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia e presidente da Fundação Adib Jatene, instituição também parceira da iniciativa.

O modelo de coração artificial auxiliar e a bomba de sangue centrífuga implantável para assistência uni e biventricular serão desenvolvidos ao longo dos próximos três anos.

“Essa parceria permitirá que projetos importantes, do ponto de vista da saúde pública no País, sejam desenvolvidos e conduzidos, o que potencialmente se refletirá em melhora da saúde cardiovascular na comunidade”, analisa o diretor do Instituto de Ensino e Pesquisa do HCor, o médico Otávio Berwanger. 

Pesquisa

O Dante Pazzanese faz pesquisa com protótipos de coração artificial desde os anos 1980, quando o cardiologista Adib Jatene era diretor da instituição. Contudo, naquela época, os experimentos não tiveram sucesso. Outras instituições tentaram criar dispositivos semelhantes, mas “não existe no Brasil projeto em nível tão adiantado como o nosso”, sustenta o diretor da instituição.

O Dante Pazzanese é um instituto de cardiologia da Secretaria Estadual da Saúde. Seus ambulatórios recebem mais de 20 mil pessoas por mês. Faz 200 cirurgias mensalmente, a maior parte cardíacas. Realiza, também, transplantes de coração, rim e fígado.

Tem tradição de pesquisa e ensino desde sua fundação, em 1954. A unidade já ofereceu formação em cardiologia clínica e cirúrgica a mais de 1,3 mil médicos do Brasil e do exterior. Mensalmente, dezenas de médicos-residentes são treinados no hospital. 

Viviane Gomes

Da Agência Imprensa Oficial