Dança, música e declaração de amor na última edição do “Fala Aí, Comunidade”

Terceira edição do projeto contou com apresentações de samba, axé e pagode.

sáb, 28/04/2007 - 16h25 | Do Portal do Governo

Na noite de quinta-feira, 26, moradores de São Miguel Paulista, zona leste da capital, fizeram um grande show durante a terceira edição do projeto Fala Aí, Comunidade, promovido pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

A programação contou com apresentações de samba, axé e pagode, além da grafitagem de cinco painéis. A temática agradou aos usuários, que entraram no ritmo e sacudiram as estruturas do Espaço Cultural. Localizado na Estação Brás, a área recebe, diariamente, cerca de 300 mil pessoas.

A estimativa de público assustou os jovens artistas, que timidamente chegaram ao local. “A gente veio com um pouquinho de medo do pessoal não aceitar o nosso trabalho, mas nos surpreendemos bastante”, contou Maria do Socorro, vice-presidente da comunidade.

O que eles não imaginaram é que o evento faz tanto sucesso entre os usuários, que tem gente saindo mais cedo do trabalho só para assistir as apresentações, como a secretária Bruna Soares, de Guaianazes. “Adoro essa atividade que a CPTM oferece. Aqui eliminamos todo o estresse do trabalho na volta para casa. Tem quinta-feira que eu saio correndo do emprego para não perder o show”.

Enquanto Bruna falava, o grafiteiro Bila encerrava um painel. Na tela, duas luas formavam um coração. O trabalho foi um presente de aniversário para a namorada Carina que completava 20 anos na ocasião. Com os olhos cheios de água e um grande sorriso no rosto, ela preferiu não se expressar.

No decorrer da noite, cinco grupos de axé, divididos nas categorias infantil, pré-adolescente e adolescente, agitaram o ânimo da platéia. Em seguida, a arte de rua ganhou espaço com a banda de hip hop “Causa Polêmica”. Mudando o ritmo, os rapazes do “D’S Kema” embalaram a galera no pagode. Para finalizar, a bateria da escola União das Vilas de São Miguel Paulista mostrou que samba de qualidade pode ser ouvido fora do período carnavalesco.

Para a realização do evento o Grêmio Recreativo Cultural e a Escola de Samba União das Vilas de São Miguel Paulista mobilizaram cerca de 150 adolescentes. Renato Marques, diretor de marketing da associação ficou satisfeito como resultado. “O evento é bom porque valoriza o bairro e levanta a auto-estima desses jovens. Todos eles possuem um dom e, muitas vezes, não tem a oportunidade de mostrar. O que a CPTM está fazendo é dar essa oportunidade. Parabéns pelo projeto.”

Fala aí, Comunidade

O projeto “Fala aí, Comunidade”,da CPTM, teve início em fevereiro de 2007, com os moradores do bairro do Grajaú, da Zona Sul. Em março, o programa contou com a participação dos moradores da União de Vila Nova, da região do Pantanal, na Zona Leste. O objetivo da iniciativa é estreitar o relacionamento da companhia com a sociedade, ao mesmo tempo em que abre espaço para a divulgação e valorização da produção cultural que ocorre nos bairros próximos à ferrovia.

Da Assessoria de Imprensa CPTM