Daesp inicia voos por instrumentos no aeroporto de Bauru

As operações por instrumentos permitem o pouso das aeronaves mesmo em condições de baixa visibilidade

qui, 03/11/2011 - 18h00 | Do Portal do Governo

O Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) recebeu autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) para inícios dos voos por instrumentos no aeroporto Moussa Nakhal Tobias – Bauru/Arealva. Para as operações, o Daesp investiu R$ 1 milhão na instalação de equipamentos de auxílio à navegação.

Os voos por instrumentos (IFR-regras de voos por instrumento) diurno e noturno permitirão que as aeronaves pousem em condições de baixa visibilidade causadas por chuva e nevoeiro. “É mais uma facilidade para as companhias aéreas pois os instrumentos possibilitam, com segurança, que as operações aconteçam abaixo dos níveis visuais. Além disso, essa tecnologia, com certeza, poderá alavancar o crescimento do aeroporto Bauru/Arealva” enfatiza Ricardo Volpi, superintendente do Daesp.

A operação por instrumentos exigiram a implantação de um conjunto de equipamentos de navegação como: Estação Metereológica de Superfície (EMS); Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA); Rádio Comunicação VHF; Rádio Farol não Direcional (NDB) e Papi (indicador de trajetória instalado nas pistas de pouso e decolagem).

Também foi necessário o treinamento das equipes de operadores e controladores de voos de Bauru/Arealva, que ocorreu no primeiro trimestre de 2011 no próprio aeroporto. As instruções para os novos procedimentos e conhecimento das cartas aeronáuticas foram realizadas pelo Cindacta II, órgão subordinado ao DECEA.

Além do início dos voos por instrumentos, ainda está previsto investimentos de R$ 5 milhões para o aeroporto Bauru/Arealva nas seguintes melhorias:  sinalização vertical; adequação do terminal de passageiros para implantação de raio-x para bagagem de mão e despachada; esteiras transportadoras de bagagem; remoção de borracha da pista de pouso; sinalização diurna; projeto de rede de esgoto e implantação de coleta seletiva.

Também faz parte do pacote o monitoramento da fauna silvestre com ênfase nas aves existentes no entorno e região do aeroporto. O estudo será realizado pela Unicamp e o objetivo é criar ações de manejo para minimizar os riscos de acidentes com aeronaves.

Da Secretaria de Logística e Transportes