DAEE usa novos equipamentos para desassorear o Tietê

Obra seão realizadas no trecho localizado entre a Barragem da Penha e a foz do rio Pinheiros

qui, 15/12/2011 - 16h00 | Do Portal do Governo

O Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) deverá colocar em operação nos próximos dias 2 novas barcaças, 2 rebocadores e uma plataforma no serviço de desassoreamento do rio Tietê. Os novos equipamentos vão trabalhar no trecho localizado entre a Barragem da Penha e a foz do rio Pinheiros. As novas barcaças têm capacidade para transportar, respectivamente, 150 e 130 metros cúbicos de sedimentos em cada viagem.

O Governo do Estado está investindo R$ 107,6 milhões no serviço de limpeza e desassoreamento de 41 quilômetros do rio Tietê, dividido em dois lotes: do lago da barragem Edgard de Souza, no município de Santana de Parnaíba, ao Cebolão; e da foz do rio Pinheiros à barragem da Penha. O trabalho começou em maio deste ano e o contrato em andamento prevê a remoção de 2,7 milhões de metros cúbicos de sedimentos depositados no fundo do canal. Desde setembro o serviço é realizado durante as 24 horas do dia.

O grupo responsável pelo trabalho no Lote 1 (Edgard de Souza-Cebolão) mantém atualmente em operação 2 plataformas flutuantes, com escavadeiras hidráulicas; 3 barcaças de transporte e 3 rebocadores; e deverá colocar em operação nos próximos 60 dias mais 2 barcaças, com capacidade para 150 metros cúbicos cada, 1 plataforma de escavação e 2 rebocadores.

O grupo responsável pelo Lote 2 (foz do rio Pinheiros-barragem da Penha) mantém 7 barcaças, 7 rebocadores e 6 plataformas flutuantes e já está programando o início de operações de mais 1 barcaça, 1 plataforma de escavação e 2 rebocadores. A barcaça já chegou e aguarda apenas a liberação da Marinha para começar a operar.

Do DAEE