Daee solta seis mil alevinos na região do Alto Tietê

Iniciativa faz parte do projeto de piscicultura desenvolvido pela autarquia

ter, 16/07/2013 - 11h36 | Do Portal do Governo

O Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica) vai soltar seis mil alevinos – quatro mil tabaranas e dois mil lambaris – no rio Claro, afluente do rio Tietê, localizado na região do município de Biritiba Mirim. A ação será na quinta-feira, 18, e faz parte do projeto de piscicultura do Daee, que investe na reprodução artificial de espécies para repovoar o Tietê e afluentes.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

A reprodução das tabaranas e lambaris é feita por estágios: em um primeiro momento, os biólogos aplicam injeções nas matrizes visando a indução hormonal. Depois, elas são colocadas em um tanque de laboratório para se reproduzirem.

Com a fertilização, os ovos ficam depositados na incubadora para maturação durante dois dias e, a partir da sua eclosão, ocorre o acompanhamento do desenvolvimento das larvas. Estas, por fim, são encaminhadas para os tanques externos onde terminarão de se desenvolver. Antes de serem soltos nos rios, os alevinos devem passar no mínimo dois meses nos tanques da piscicultura.

De 2002 até o segundo semestre de 2012 foram introduzidos aproximadamente 120 mil alevinos de tabaranas e lambaris nos rios da região do Alto Tietê, que apresentam baixo ou nenhum nível de poluição (de Salesópolis a Mogi das Cruzes).

Do Portal do Governo do Estado