DAEE realiza soltura de peixes no Rio Tietê

Ato simbólico acontece na terça, 24, com a participação de alunos da região de Mogi das Cruzes

dom, 22/05/2011 - 11h00 | Do Portal do Governo

Na terça-feira, 24, a partir das 11h, o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) promoverá soltura simbólica de peixes para repovoamento do Rio Tietê. A ação, que acontecerá na área do Núcleo de Educação Ambiental Ilha de Marabá, é uma medida de compensação ambiental devido à construção de barragens, no Alto do Tietê.

Dentre as espécies repovoadas, pode-se citar o lambari do rabo vermelho e a tabarana – ambos reproduzidos na Estação de Piscicultura de Ponte Nova, extensão do projeto Tabarana de conservação de peixes nativos da Bacia do Alto Tietê.

A iniciativa, em parceria com a Prefeitura de Mogi das Cruzes e Sabesp, contará com a participação de professores e coordenadores de educação. Por isso, ainda como parte da programação, Alexandre Hilsdorf, professor da Universidade de Mogi das Cruzes, vai ministrar a palestra As Cabeceiras do Rio que não Morreu: os Peixes do Tietê, em dois horários, para professores e coordenadores de educação: pela manhã, das 9h às 11h, e à tarde, das 14h às 16h, no Núcleo de Educação Ambiental de Marabá.

A palestra aborda a importância dos rios para as cidades, assunto que originou o livro Peixes das Cabeceiras do Rio Tietê e do Parque das Neblinas, de Hilsdorf e Alexandre Marceniuk. Representantes de cada escola ainda vão receber um exemplar deste livro, a fim de integrá-lo às respectivas bibliotecas.

O Núcleo de Educação Ambiental de Marabá fica na rua Delphino Alves Gregório, 790, em Mogi das Cruzes.

Do DAEE