DAEE prepara canalização do rio Baquirivu-Guaçu

Licitação inclui também a elaboração dos projetos executivos para dois piscinões na margem direita do rio

ter, 18/10/2011 - 12h00 | Do Portal do Governo

O Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) iniciou o processo de licitação para desenvolvimento do projeto de canalização de 19 km do rio Baquirivu-Guaçu, no município de Guarulhos. O trecho beneficiado se estende da Estrada dos Vados (divisa de Guarulhos com Arujá) até a foz no rio Tietê, excluindo trecho já canalizado próximo ao Aeroporto Internacional de Cumbica.

A licitação inclui também a elaboração dos projetos executivos para dois piscinões na margem direita do rio Baquirivu-Guaçu: RBA-03, localizado entre as ruas Prado e João Ranieri, com capacidade para acumular 224 mil metros cúbicos de água das chuvas; e RBA-05, aproximadamente 180 metros a montante da foz do ribeirão das Lavras, com capacidade para 690 mil metros cúbicos.

A canalização permitirá aumentar a capacidade de vazão do Barquirivu-Guaçu de 60 para 150 metros cúbicos por segundo na altura do aeroporto. O conjunto de obras possilitará à bacia absorver chuvas com até 80 milímetros em duas horas, reduzindo significativamente o risco de inundações nos bairros ribeirinhos.

Da DAEE