DAEE prepara canalização do Rio Baquirivu-Guaçu em Guarulhos

Serão investidos R$ 3,5 milhões no projeto que inclui dois piscinões

dom, 01/01/2012 - 11h00 | Do Portal do Governo

O DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) contratou uma empresa para elaborar os projetos executivos para canalização de 19 quilômetros do Rio Baquirivu-Guaçu, em Guarulhos, no trecho entre a divisa de Guarulhos com Arujá e a foz no Rio Tietê, próximo à rodovia Hélio Smidt (acesso ao Aeroporto Internacional de Cumbica). O Governo do Estado vai investir R$ 3,5 milhões nos projetos que incluem também dois piscinões: RBA-03, com capacidade para 220 mil m³ de águas das chuvas; e RBA-05, com capacidade para 690 mil m³.

Com 163 quilômetros quadrados, a bacia hidrográfica do Rio Baquirivu-Guaçu está localizada nos municípios de Arujá e Guarulhos e é uma das regiões da Grande São Paulo que vem sofrendo nos últimos anos, um acelerado processo de desenvolvimento e ocupação crescente e desordenada. A intensificação no processo de urbanização e conseqüente impermeabilização do solo da bacia vêm agravando o problema das inundações do Rio Baquirivu-Guaçu e afluentes.

O piscinão RBA-03 será construído na margem direita do Rio Baquirivu-Guaçu, entre as ruas Prado e João Ranieri, no bairro Bonsucesso. O piscinão RBA-05 também está previsto na margem direita do Rio Baquirivu-Guaçu, entre o rio e a rua da Cerâmica, cerca de 180 metros acima da foz do Ribeirão das Lavras, próximo ao aeroporto de Cumbica.

Do DAEE