DAEE prepara cadastro de propriedades na região do Parque Várzeas do Tietê

Trabalho será realizado ao longo da margem direita do rio Tietê entre Barragem da Penha e divisa de Guarulhos com Itaquaquecetuba

qua, 14/04/2010 - 15h00 | Do Portal do Governo

O Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), autarquia vinculada à Secretaria de Saneamento e Energia, publicou no dia 10 de abril o edital de licitação para contratação de uma empresa especializada para elaboração do levantamento da situação fundiária dos imóveis localizados na primeira etapa do Parque Várzeas do Tietê. O trabalho será realizado ao longo da margem direita do rio Tietê entre a Barragem da Penha e a divisa de Guarulhos com Itaquaquecetuba. O levantamento na margem esquerda está sendo realizado pela prefeitura de São Paulo.

Segundo o superintendente do DAEE, Ubirajara Tannur Felix, “o levantamento vai indicar quais são as propriedades que estão localizadas na área do parque e qual o custo para sua desapropriação. O trabalho inclui também um projeto de atendimento social às famílias que precisarão ser realocadas para implantação do parque, com o plano detalhado de remoção das mesmas das áreas de risco e reassentamento em moradias dignas e seguras, o mais próximo possível de suas atuais residências”.

Maior parque linear do mundo

O Várzeas do Tietê terá 75 quilômetros de extensão e 107 quilômetros quadrados de área e será implantado ao longo do rio Tietê, unindo o Parque Ecológico do Tietê (localizado na Penha) e o Parque Nascentes do Tietê (localizado em Salesópolis). O parque será implantado em três etapas por meio de uma parceria do Governo do Estado, através do DAEE, com as prefeituras de São Paulo, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Poá, Suzano, Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim e Salesópolis.

Este será o maior parque linear do mundo. O investimento previsto é de R$ 1,7 bilhão. O projeto prevê a construção de 33 centros de lazer, esportes e cultura ao longo do Parque. O empreendimento beneficiará diretamente 3 milhões de pessoas da Zona Leste da capital e indiretamente toda a população da Região Metropolitana de São Paulo.

A primeira etapa do projeto será executada ao longo de 25 quilômetros do rio Tietê, da Barragem da Penha até a divisa com o município de Itaquaquecetuba, contemplando os municípios de São Paulo e Guarulhos. O Governo do Estado deverá investir R$ 377 milhões nessa etapa, sendo 30% do Estado de São Paulo e 70% financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A conclusão dessa etapa está prevista para 2012.

Já a segunda fase, com 11,3 quilômetros, abrange a várzea do rio em Itaquaquecetuba, Poá e Suzano, com previsão de término em 2014. O trecho de 38,7 quilômetros, que vai de Suzano até a nascente do Tietê, em Salesópolis, será feito na terceira etapa, que deverá ficar pronta em 2016. Nessa parte final, também estão os municípios de Mogi das Cruzes e Biritiba Mirim.

DO DAEE