Daee planta 275 mil árvores no Alto Tietê

Mudas estão sendo produzidas noParque Ecológico do Tietê, em São Paulo.

qua, 22/08/2007 - 17h23 | Do Portal do Governo

O Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica) está iniciando o plantio de 275 mil mudas de 160 espécies de árvores nativas no entorno das barragens de Biritiba e Paraitinga. Os reservatórios integram o Sistema Produtor do Alto Tietê, complexo de reservatórios localizados entre Mogi das Cruzes e Salesópolis que fornecem 10 mil litros de água por segundo para o abastecimento público da Região Metropolitana de São Paulo.

O plantio faz parte do programa de compensações ambientais pela construção dos reservatórios. Entre as espécies, destacam-se jacarandá branco, cedro do brejo, cedro cheiroso, araroeira pimenteira, aricanga do brejo, palmeira juçara, coqueiro jerivá, cafezinho do mato, cerejeira do rio grande, camboatã vermelho, ingá ferradura e ingá macaco, invira branca, entre outras.

As mudas são produzidas nos viveiros do Parque Ecológico do Tietê. “O objetivo do plantio”, explica Ubirajara Tannuri Felix, Superintendente do DAEE, “é recuperar espaços que precisaram ser degradados com a execução das obras, como áreas para instalação dos canteiros de obras e bota-foras de materiais escavados. No total, são mais de 1,5 milhões de metros quadrados que serão recuperados, que vão contribuir para a qualidade da água oferecida à população de São Paulo”.

Da Assessoria de Imprensa do Daee

(M.S.)