DAEE mantém Centro de Animais Silvestres no Parque Ecológico do Tietê

Além dos rios e águas, a empresa cuida de parques e até abriga animais, salvos de contrabandistas

dom, 14/08/2011 - 14h00 | Do Portal do Governo

Há 25 anos, o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) administra o Centro de Recepção de Animais Silvestres (CRAS), localizado no Parque Ecológico do Tietê. Os animais chegam ao local pelas mãos de profissionais ligados ao IBAMA, Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros e o Centro de Controle de Zoonoses. Algumas vezes, também ocorrem casos de entregas voluntárias (doação).

Por meio do CRAS, o DAEE recebe anualmente, uma média de sete mil animais silvestres, cerca de 227 tipos diferentes de espécies, entre elas, um maior número de aves, com 84% do total. A maioria foi encontrada com traficantes ou viviam em cativeiros clandestinos. O Centro de Recepção atende apenas espécies da fauna brasileira, de pequeno porte. Num primeiro momento, os bichos passam por uma triagem, cada um ganha uma ficha de dados – após rigorosa catalogação – e um direcionamento quanto ao tratamento mais adequado.

Caso os animais não tenham condições de voltar à natureza por perda do instinto silvestre ou por alguma condição de mutilação, eles seguem para os criadores legalizados, assim como as espécies que sofrem com ameaça de extinção, como a arara azul. Quando algum animal morre por indução da eutanásia, ele é encaminhado para o museu ou institutos de pesquisas particulares ou públicos, com fins de aprofundar o conhecimento nas áreas de medicina veterinária e biológica.

Para atender a demanda dos animais que são enviados para o CRAS, é mantida uma equipe composta por veterinários, biólogos, tratadores e estagiários em uma estrutura totalmente adaptada com ambulatório, viveiros, salas de internação, de cirurgia e de necropsia, laboratório e biotério, além da cozinha para preparo da alimentação animal, ocupando uma aérea total de 600 mil metros quadrados.

Do DAEE