Daee já executou 75% das obras da ETE de São José do Barreiro

Construção faz parte do programa Água Limpa e vai tratar 60% do esgoto coletado no município

qua, 27/11/2013 - 21h22 | Do Portal do Governo

A ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) de São José do Barreiro, no Vale do Paraíba, já está com mais de 75% da obra executada. A construção, que é de responsabilidade do Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica), recebeu investimento de R$ 1,5 milhão e teve início em outubro de 2011, com previsão de conclusão no primeiro semestre de 2014.

A ETE de São José do Barreiro terá capacidade para tratar 60% dos esgotos coletados no município, beneficiando uma população de 3,6 mil habitantes (população projetada para 2030). Com a ETE, também será possível contribuição para a despoluição do Córrego Barreiro, que recebe 3 toneladas/mês de carga orgânica proveniente do esgoto doméstico que é lançado “in natura”.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

O Daee também planeja a construção de um segundo conjunto de emissários e estação elevatória para atender ao restante do município. As obras fazem parte do programa Água Limpa e incluem também a construção de emissários e estação elevatória de esgotos.

Esta ETE vai operar com um conjunto de lagoas de tratamento dos esgotos por bactérias aeróbias e anaeróbias. O processo de tratamento apresenta um baixo custo de implantação, grande simplicidade operacional, baixa produção de lodos e uma eficiência compatível com a legislação ambiental.

Do Portal do Governo do Estado