Daee investe R$ 8,9 milhões na manutenção do paisagismo do Tietê

Trecho entre a barragem da Penha e a foz do rio Pinheiros terá poda de árvores e plantio de mudas, entre outros serviços

dom, 10/02/2013 - 14h05 | Do Portal do Governo

Nos próximos 12 meses, o paisagismo do Rio Tietê vai receber uma atenção especial, com o pacote de manutenção do Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica). A autarquia vai investir R$ 8,9 milhões em serviços como poda de árvores e arbustos, plantio de mudas, reposição de árvores e controle de pragas, entre outros serviços.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

O trecho previsto na manutenção tem 25 km de extensão em cada margem do rio, entre a barragem da Penha e a foz do rio Pinheiros. A vegetação ocupa uma faixa de terreno com largura variável entre 2 e 10 metros, no nível da Marginal Tietê. O trabalho é realizado com uma equipe de 140 homens, que trabalham em dois turnos, das 6h às 15h e das 21h às 6h.

O espaço com 350 mil metros quadrados, equivalentes a 50 campos de futebol, foi entregue em dezembro de 2005, juntamente com a obra de aprofundamento da calha do rio Tietê. A área conta com aproximadamente 40 mil árvores – entre aroeiras, quaresmeiras, paus-brasis, palmeiras, jatobás, ipês, chorões, manacás-da-serra, cerejeiras – arbustos de 70 espécies diferentes, com porte de até 30 centímetros de altura, além de forração de grama amendoim, esmerada e vedélia.

Do Portal do Governo do Estado