DAEE intensifica combate à erosão em Paraguaçu Paulista

Obras serão iniciadas ainda no primeiro semestre deste ano

dom, 15/01/2012 - 11h00 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado investirá R$ 11,3 milhões nas obras de recuperação deduas grandes erosões em Paraguaçu Paulista – a “Erosão Leste”, na região da Escola Agrícola, e “Erosão Barra Funda”, no final da Rua D.Pedro II.

As obras serão executadas pelo DAEE em convênio com a Sabesp e fazem parte de um conjunto de intervenções para combate às erosões no município. O edital de concorrência foi publicado dia 7 de janeiro e a expectativa é iniciar as obras ainda no primeiro semestre deste ano.

A região de Paraguaçu Paulista apresenta solo arenoso, que é altamente suscetível à ocorrência de processos erosivos de grandes dimensões, conhecidas como voçorocas. Elas começam com uma erosão laminar que surgem com o escoamento superficial das águas das chuvas, provocando o aparecimento de sulcos e ravinas, e se agravam quando o processo atinge o lençol freático.

O DAEE está investindo R$ 15,4 milhões nas obras de recuperação e estabilização da “Erosão Sul”, localizada na região da rua 7 de Setembro, com a construção de um sistema de captação de águas pluviais com dissipadores de energia. O sistema terá dois canais, um com 770 metros de extensão e o segundo com 1080 metros. A região receberá, posteriormente, um tratamento urbanístico. As obras estão começando e o prazo previsto para conclusão é de 24 meses. 

A “Erosão Barra Funda”, também conhecida como “Erosão Donato” surgiu em decorrência do escoamento não controlado de águas pluviais e do lançamento de esgotos domésticos no fundo de um vale. Sua estabilização será realizada com a construção de sistema de captação de águas pluviais, composto por 339 metros de canaletas drenantes, aterros e estruturas dissipadores de energia. 

O projeto para estabilizar a “Erosão Leste”, que já atinge cerca de 8 metros de profundidade, prevê a construção de um canal no fundo da ravina, com 1.240 metros de extensão, 5 metros de largura e 2,70 metros de altura. 

Do DAEE