DAEE instala mais quatro postos de monitoramento na bacia do rio Paraiba

Conjunto integra o sistema de monitoramento da bacia do rio Paraíba do Sul

qui, 12/01/2012 - 18h00 | Do Portal do Governo

O Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) instalou em dezembro mais quatro postos de telemetria – para medir índices de chuvas (pluviômetros) e nível dos rios (fluviômetros) – na bacia do rio Paraíba do Sul, que inclui os rios Paraitinga, Paraibuna e o Ribeirão do Chapéu. Oconjunto integra o sistema de monitoramento da bacia do rio Paraíba do Sul,que será composto por 30 postos e está sendo implantado em duas etapas.

A primeira é composta por 20 pontos de monitoramento. Já estão em operação 7 postos no rio Paraíba do Sul, 7 postos no rio Paraitinga, 2 postos no Ribeirão do Chapéu e 1 posto no rio Paraibuna. O DAEE está concluindo a instalação dos 3 equipamentos restantes no rio Paraíba do Sul – Caçapava, Lorena e Cachoeira Paulista – que devem entrar em operação ainda em janeiro, completando o conjunto.

A segunda etapa prevê o investimento de R$ 900 mil na instalação, ainda no primeiro semestre de 2012, de mais 10 postos na bacia do Paraíba do Sul e na manutenção do sistema por dois anos.

Os postos já em operação transmitem os dados em tempo real para a central de monitoramento, instalada no Centro Tecnológico de Hidráulica (CTH), diretoria do DAEE localizada na USP, e para as “Salas de Situação” localizadas na sede do DAEE em São Paulo e da Diretoria da Bacia do Paraíba e Litoral Norte, em Taubaté. O sistema utiliza também as imagens colhidas pelo Radar Meteorológico de Ponte Nova, com previsão de precipitações de curto prazo. A análise dos dados permite a emissão de alertas – Estado de Atenção, Alerta e Emergência – de possibilidade de extravasamento dos rios com três horas de antecedência.

POSTOS EM OPERAÇÃO

RIO PARAIBA DO SUL
Santa Branca
Guararema
Jacareí
Várzea do Paraíba (Pindamonhangaba)
Potim
S.José dos Campos
Bairro Rio Comprido (Guaratinguetá)

RIO PARAITINGA
Campos de Cunha
Estrada de Cunha
Foz do rio Jacuí
Rio Paraitinga Jusante do Jacuí
Rio Paraitinga Lagoinha
Rio Paraitinga S.Luiz do Paraitinga
Fazenda Cume

RIBEIRÃO DO CHAPÉU (afluente do rio Paraitinga)
• Ribeirão do Chapéu foz
• Catuçaba

RIO PARAIBUNA
• Ponte Alta

POSTOS A INSTALAR

RIO PARAÍBA DO SUL
Parque Moçota (Caçapava)
Lorena
Cachoeira Paulista

Do DAEE