DAEE inicia concorrência para reconstrução de barragem em Avaré

O Governo do Estado deverá investir R$ 750 mil nas obras

ter, 23/08/2011 - 14h00 | Do Portal do Governo

O DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) iniciou dia 18 de agosto a licitação para obras de reconstrução da barragem do Horto Florestal da Estância Turística de Avaré. O Governo do Estado deverá investir R$ 750 mil nas obras, que serão realizadas com recursos da Secretaria do Meio Ambiente.

A nova barragem substituirá uma estrutura antiga com maciço de terra e vertedouro em concreto de pequena capacidade, que rompeu em 17 de dezembro de 2009 em decorrência de fortes chuvas que atingiram a região. O novo maciço será construído em gabião, espécie de estrutura armada em formato de caixa construída em malha de fios de aço galvanizado e preenchidos com seixos ou pedras britadas. A barragem terá 80 metros de extensão, 4 metros de altura e um vertedouro livre com capacidade para escoar até 55 mil litros de água por segundo.

A Floresta Estadual de Avaré

Com 95,3 hectares e localizado no perímetro urbano de Avaré, o Horto Florestal, também conhecido como Floresta Estadual de Avaré, é uma importante atração turística e de lazer do município, que tem no turismo um de seus principais segmentos econômicos.

A barragem represa o córrego Lajeado, que corta o Horto Florestal, formando um lago com aproximadamente 20 mil metros quadrados de superfície, rodeado por um amplo gramado e árvores raríssimas, mata ciliar. O parque conta também com viveiro e mudas, espaços para recreação com parque infantil, quiosques, churrasqueiras, bebedouros, bancos e mesas; e um Centro Cultural aberto à visitação e uma trilha educativa com 2,5 quilômetros.

Do DAEE