Daee informa início período de reprodução da espécie de peixe tabarana

Nesta quinta-feira começa nova etapa do projeto de repovoamento dos rios de SP

qui, 08/11/2012 - 10h11 | Do Portal do Governo

Hoje o Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica) dá início ao período de reprodução das matrizes de tabarana, peixe fluvial que vive em locais de correnteza forte. A iniciativa de repovoar os rios de São Paulo já conseguiu do período de 2002 até o primeiro semestre deste ano introduzir 120 mil alevinos (peixes recém-saídos dos ovos) de tabaranas e também de lambaris nos rios da região do Alto Tietê, que apresentam baixo ou nenhum nível de poluição (de Salesópolis a Mogi das Cruzes).

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook 

Durante sete dias acontecem diversos estágios que visam a reprodução dos peixes em laboratório. Em um primeiro momento, os biólogos aplicam injeções nas matrizes para a indução hormonal. Depois, elas são colocadas em um tanque de laboratório a fim de que ocorra a reprodução. Com a fertilização, os ovos são depositados na incubadora para maturação durante dois dias e, a partir da sua eclosão, ocorre o acompanhamento do desenvolvimento das larvas. Estas, por fim, são encaminhadas para os tanques externos onde terminarão de se desenvolver.

Antes de serem soltos nos rios, os alevinos devem passar no mínimo dois meses nos tanques da piscicultura, e após a época de desova, eles são armazenados em sacos plásticos para a soltura. Mas antes que os peixes sejam soltos, é feita uma pesquisa para saber se existe histórico da espécie nos locais em que serão liberados.

Do Portal do Governo do Estado