DAEE faz obra emergencial na região central da cidade

Trabalhos na avenida Santos Dumont começaram na sexta (2/3) e devem ser concluídos na madrugada dessa segunda (5/3)

dom, 04/03/2007 - 17h00 | Do Portal do Governo

O governo do Estado realiza desde sexta-feira (2/3) obras emergenciais para recuperação do solo sob a ponte da avenida Santos Dumont, no cruzamento com a avenida do Estado, região central de São Paulo. A obra, a cargo do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), da Secretaria de Saneamento e Energia, consiste no preenchimento de áreas afetadas pela erosão.

A necessidade realizar a intervenção foi detectada em vistoria do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), solicitada após as fortes chuvas que atingiram recentemente a capital. O IPT constatou a existência de erosão nos taludes (paredes de concreto) do rio Tamanduateí, sob a ponte da avenida Santos Dumont, causada pela infiltração de água e pelas variações bruscas no nível da água durante as enchentes.

A erosão comprometeu o pavimento no cruzamento com a avenida do Estado, motivando as obras emergenciais. O DAEE já havia feito três reparos em pontos próximos, o maior deles em dezembro do ano passado.

As obras emergenciais exigiram a interdição, durante todo o final de semana, das duas pistas no sentido centro-bairro da avenida Santos Dumont. A previsão do DAEE é liberar até a madrugada dessa segunda-feira as três faixas da pista local desse sentido, permanecendo interditada a pista expressa.

Solução definitiva

Após receber as conclusões do IPT, a Secretaria de Saneamento e Energia decidiu também realizar a recuperação definitiva das margens do rio Tamanduateí sob a ponte da avenida Santos Dumont. A previsão é começar as obras nos próximos 30 dias, assim que estiver pronto o projeto executivo. Nessa obra, os taludes serão totalmente refeitos.

As primeiras obras de canalização do rio Tamanduateí datam de 1978. Ao todo, o rio tem 36 km de extensão. Nasce em Mauá, passa por Santo André, São Caetano do Sul e desemboca no Rio Tietê, em São Paulo.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Saneamento e Energia