DAEE contrata reconstrução da barragem do Horto Florestal de Avaré

Serão investidos R$ 546 mil nas obras que substituirá a estrutura antiga

seg, 07/11/2011 - 10h00 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado vai investir R$ 546 mil nas obras de reconstrução da barragem do Horto Florestal da Estância Turística de Avaré. A obra será realizada pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), com recursos da Secretaria do Meio Ambiente. A nova barragem substituirá uma estrutura antiga com maciço de terra e vertedouro em concreto de pequena capacidade, que rompeu em 17 de dezembro de 2009 em decorrência de fortes chuvas que atingiram a região.

O novo maciço será construído em gabião, espécie de estrutura armada em formato de caixa construída em malha de fios de aço galvanizado e preenchidos com seixos ou pedras britadas. A barragem terá 80 metros de extensão, 4 metros de altura e um vertedouro livre com capacidade para escoar até 55 mil litros de água por segundo.

O contrato já foi assinado e o DAEE está aguardando a liberação da licença ambiental para iniciar as obras.

A Floresta Estadual de Avaré

Com 95,3 hectares e localizado no perímetro urbano de Avaré, o Horto Florestal, também conhecido como Floresta Estadual de Avaré, é uma importante atração turística e de lazer do município, que tem no turismo um de seus principais segmentos econômicos.

A barragem represa o córrego Lajeado, que corta o Horto Florestal, formando um lago com aproximadamente 20 mil metros quadrados de superfície, rodeado por um amplo gramado e mata ciliar com árvores raríssimas. O parque conta também com viveiro e mudas, espaços para recreação com parque infantil, quiosques, churrasqueiras, bebedouros, bancos e mesas; e um Centro Cultural aberto à visitação e uma trilha educativa com 2,5 quilômetros.

Do DAEE