DAEE combate erosões e recupera áreas degradadas em Itirapina

Investimento do órgão gestor dos recursos hídricos do Estado é de R$ 3,2 milhões, para a contenção de processos erosivos

qua, 30/01/2019 - 13h28 | Do Portal do Governo

O Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) investe R$ 3,2 milhões nas obras de contenção de processos erosivos e recuperação de oito pontos de áreas degradadas no município de Itirapina, no interior do Estado.

Trata-se da faixa de ocupada pelo projeto de remodelação do trecho Itirapina-Hortolândia da Ferrovia Paulista S.A. (Fepasa), de propriedade da América Latina Logística S.A (ALL).

Intervenções

Vale destacar que as obras começaram em dezembro e a expectativa é de conclusão em quatro meses. As erosões foram provocadas por movimentações de terra e concentração da rede de águas pluviais em alguns pontos durante a construção do trecho ferroviário.

As intervenções incluem a construção de estruturas hidráulicas para a captação adequada das águas pluviais, implantação de guias e sarjetas, redes de galerias, bocas de lobo, poços de visitas e estruturas para a dissipação de energia.

O DAEE é o órgão gestor dos recursos hídricos do Estado de São Paulo. Para melhor desenvolver as atividades, o departamento atua de maneira descentralizada, no atendimento aos municípios, usuários e cidadãos, executando a Política de Recursos Hídricos no território paulista.