DAEE apresenta atualização do plano de macrodrenagem ao Consórcio do ABC

Plano aponta novas áreas para implantação de piscinões e recomenda implantação de parques lineares, entre outros itens

sáb, 17/04/2010 - 19h00 | Do Portal do Governo

O superintendente do DAEE, Ubirajara Tannuri Felix, e os prefeitos e presidentes de câmaras de vereadores dos municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal do ABC (Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Rio Grande da Serra e Riacho Grande) reuniram-se na quinta-feira, 15, para discutir a continuidade da execução do plano de macrodrenagem na bacia do Alto Tamanduateí.

Ubirajara apresentou uma síntese da revisão do Plano de Macrodrenagem da Bacia do Alto Tietê. O plano aponta novas áreas para implantação de piscinões e recomenda a implantação de parques lineares e algumas canalizações de córregos e polderes para aumentar o controle da vazão das águas nos períodos de chuvas, minimizando o risco de inundações.

A primeira versão do Plano de Macrodrenagem foi elaborada pelo DAEE em 1998, com um horizonte de 20 anos. A mudança na paisagem urbana, com o crescimento da população e do nível de impermeabilização levou o Governo do Estado a realizar a revisão do plano. O trabalho iniciou em 2008 e está em fase de consolidação. Nesses dez anos, o DAEE implantou 17 piscinões na bacia do Alto Tamanduateí, com capacidade para acumular 4,5 milhões de metros cúbicos de água. Atualmente, o DAEE está concluindo a construção dos piscinões Ford Fábrica e Taboão, ambos em São Bernardo do Campo, com capacidade para mais 262 mil metros cúbicos, e realizando a licitação para construção do Piscinão Jaboticabal, com capacidade para 900 mil metros cúbicos.

Segundo Ubirajara Felix, “a revisão do plano aponta 56 novas áreas possíveis para a construção de piscinões, que podem ser cobertos e dotados de equipamentos esportivos ou praças e parques, permitindo um uso social”. A definição de quais áreas serão viabilizadas será definida entre as equipes técnicas do DAEE, Consórcio Intermunicipal do ABC e Prefeituras. Ubirajara e os prefeitos agendaram nova reunião para o dia 7 de junho.

Limpeza dos piscinões

O superintendente do DAEE e os prefeitos também discutiram a renovação do convênio do Consórcio Intermunicipal com o Governo do Estado para a limpeza dos piscinões localizados no ABC. O DAEE renovou o contrato de limpeza na última semana – no valor de R$ 9,8 milhões – e as prefeituras estão discutindo o rateio das despesas de zeladoria do conjunto de piscinões, que inclui vigilância, operação de bombas para esvaziamento e contas de água e luz.

DAEE