Curta as atrações da Virada Cultural de SP

Atualizada dia 3/5, às 15h30 O governador José Serra participou neste sábado, 2, da abertura da Virada Cultural 2009, que acontece neste final de semana, das 18h do sábado às […]

sáb, 02/05/2009 - 8h00 | Do Portal do Governo

Atualizada dia 3/5, às 15h30

O governador José Serra participou neste sábado, 2, da abertura da Virada Cultural 2009, que acontece neste final de semana, das 18h do sábado às 18h deste domingo, 3. Uma programação gratuita toma conta da capital com peças de teatro, saraus, shows musicais, espetáculo de dança, cinema e contação de histórias.

Este ano, o governo do Estado ofereceu programação gratuita em Teatros e Museus:

● Museu da Língua Portuguesa
● Casa das Rosas e Pinacoteca
● Estação Pinacoteca
● Museu da Casa Brasileira, do Futebol
● Espaço Catavento
● MIS, Memorial do Imigrante
● Teatro Sérgio Cardoso e São Pedro e Dança e SP Companhia de Dança.

Confira a programação na Virada deste ano:

Museus interativos têm horário especial e entrada gratuita

Museu da Língua Portuguesa funcionou até meia-noite do sábado
Museu do Futebol até 22h
Catavento até 20h

O Museu da Língua Portuguesa começou a Virada às 14h do sábado, com o Sarau Chama Poética. Em seguida, às 16h, foi apresentado o espetáculo “Contos de Todos os Cantos”, com músicas e histórias tradicionais da cultural infantil de diversos povos. Às 18h, Fonseca e Convidados apresentaram o Samba Raiz.

Os amantes do futebol tiveram 4 horas a mais para curtir o Museu do Futebol, que além das atrações usuais, ofereceu jogos de memória, oficinas de desenho, bate-papo sobre os campeonatos estaduais, exibição de filme e teatro. Uma das principais atrações foi a ‘Oficina de coleções’, que estimulou crianças e jovens a inventarem seu próprio escudo de time e criar mini-camisetas.

O Catavento promoveu as atividades interativas do museu, que incluem experimentos científicos, ações com monitores, jogos, entre outras.

24h de atividades

O Museu da Imagem e do Som (MIS) e a Casa das Rosas ficaram abertos por 24 horas e tiveram atividades durante toda a madrugada.

No sábado, o MIS abriu, às 18h, o Estúdio do LABMIS para que bandas jovens, inscritas pelo site do MIS e selecionadas por júri convidado, realizassem gravações de suas músicas. Das 20h às 22h, houve shows musicais no Auditório e a partir da meia noite uma programação de cinema com sessões até 4 horas da manhã. No domingo, as crianças e jovens curtiram as telonas com uma programação infanto-juvenil, a partir das 15h. Além das atividades, o espaço manteve a visitação às exposições em cartaz.

Já na Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, no sábado, apresentações teatrais aconteceram às 18h e às 20h. A Casa recebeu também, às 22h, interpretação de poemas e canções. Mais tarde, à meia-noite, o músico paulistano Alberto Marsicano, pioneiro da cítara no Brasil, se apresentou no local. Shows musicais seguiram durante a madrugada do dia 3 de maio. Banda Babilaque, Banda Paralela, com músicos da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, Conjunto Língua Brasileira e o trio de jazz Dado Trio se apresentaram.

Durante a manhã do domingo, houve dança com a Micrantos Cia. de Dança, às 10h, e apresentação de repentistas, a partir do meio-dia, com uma série de estrofes improvisadas sobre os temas pedidos pela platéia presente.

Às 13h, foi exibida a coletânea de 21 curtas sobre a cidade de Paris. E fechando a Virada Cultural na Casa das Rosas, às 16h, o Sarau Chama Poética.

Osesp

A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) realizou duas apresentações no domingo. Às 11h, na Sala São Paulo, a Orquestra interpretou, sob regência de Wagner Polistchuk, duas obras de Beethoven, com o preço de R$ 2,00 na série Concertos Matinais.

Mais tarde, às 16h30, os coros sinfônico e juvenil da Osesp, regidos por Naomi Munakata, realizaram uma récita gratuita na Pinacoteca do Estado. Os grupos interpretaram Chico Buarque, Dorival Caymmi, entre outros.

SP Companhia de Dança foi às ruas

Outro destaque na Virada foi a apresentação da SP Companhia de Dança no sábado, às 20h, no palco do Vale do Anhangabaú (Palco Dança Umberto da Silva).

Ainda na dança, o Teatro de Dança fez duas apresentações em sua sede no sábado, às 22h e 24h, e uma no domingo às 17h. 

Outras atrações da agenda

O Memorial da América Latina voltou a fazer parte do evento este ano com dois shows. No sábado, aconteceu o espetáculo Escenas Flamencas, às 20h, com o grupo Raies Dança Teatro, e no domingo, às 19h, a cantora Ana Bernardo apresenta o show Boca da Noite.

Os paulistanos também puderam visitar as exposições do Museu da Casa Brasileira, até as 23h do sábado e às 18h do domingo, e curtir atrações musicais, das 20h às 23h do sábado, com a Banda Glória, que apresentou músicas populares brasileira, e no domingo, às 11h, com a Orquestra Teatro Lírico de Equipe.

Às 23h30, no sábado, o Teatro Sérgio Cardoso apresentou Thobias da Vai-Vai e Eliseth Rosa e o Theatro São Pedro, a Big Band da Santa. Também no São Pedro, o Coral Jovem do Estado de São Paulo e a Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo fazem concertos no domingo, às 11h e 17h, respectivamente.

Já na Pinacoteca, as principais atrações são o Feirão de Livros e de Molduras e as visitas noturnas ao Jardim da Luz, que acontecem durante toda a virada.

Serviço

Catavento
Palácio das Indústrias – Parque Dom Pedro II – Centro
www.cataventocultural.org.br

Museu da Língua Portuguesa
Praça da Luz, s/nº – Luz
Fone: (11) 3326-0775
www.museulinguaportuguesa.org.br

Museu do Futebol
Estádio do Pacaembu (Praça Charles Miller, s/nº)
Tel.: (11) 3663-3848
www.museudofutebol.org.br

MIS
Av. Europa, 158 – Jardim Europa
Fone: (11) 2117-4777
www.mis-sp.org.br

Casa das Rosas
Av. Paulista, 37 – Bela Vista
Fone: (11) 3285-6986/3288-9447
www.poiesis.org.br/casadasrosas

São Paulo Companhia de Dança
Dia 2/5, às 20h, no Palco de Dança Umberto da Silva (Vale do Anhangabaú)

Teatro de Dança – TD
Av. Ipiranga, 344, subsolo – Centro
Tel.: (11) 2189-2557
www.teatrodedanca.org.br

Memorial da América Latina
Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda
Tel.: (11) 3823-4605

Museu da Casa Brasileira
Av. Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano     
Tel.: (11) 3032-3727/ 3032-3727
www.mcb.sp.gov.br

Teatro Sérgio Cardoso
Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista
Fone: (11) 3288-0136
www.teatrosergiocardoso.org.br

Theatro São Pedro    
Rua Barra Funda, 171 – Barra Funda
Fone: (11) 3667-0499
www.theatrosaopedro.org.br

Pinacoteca
Praça da Luz, 2 – Luz
Fone: (11) 3324-1000
www.pinacoteca.org.br