Cursos online revolucionam a forma de aprender

Conheça algumas dicas selecionadas pelo Acessa SP capazes de otimizar tempo e impulsionar resultados

seg, 08/06/2015 - 18h15 | Do Portal do Governo

Praticidade e agilidade são grandes trunfos de estudar pela internet. Aliás, nunca esteve tão fácil ter acesso aos mais variados conteúdos. Hoje, no universo online, o internauta tem um leque de informações ao seu dispor de forma bastante rápida. Esta nova era revolucionou, para sempre, a forma de aprender.

É possível encontrar diferentes cursos na rede, desde trabalhos manuais, línguas e até especializações. Inclusive, de universidades renomadas internacionalmente. Você sabia, por exemplo, que a Universidade Michigan tem vídeoaulas de Introdução à Cirurgia da Catarata pela internet ou que a Universidade de Stanford disponibiliza um curso online sobre Nutrição Infantil? E o melhor, com legendas em português?

Além das instituições estrangeiras, ainda há as nacionais, como a Universidade de São Paulo (USP), que também oferece esse modelo de aprendizado que atende as necessidades do homem moderno (conheça os cursos aqui). Pensando nisso, o Acessa SP – programa do governo estadual de internet gratuita – separou uma lista com 6 dicas para otimizar seu tempo e potencializar seus estudos virtuais:

1 – Seja criterioso
No universo online existe uma gama de opções de cursos. Entretanto, é preciso ser seletivo na hora da escola. Pesquise sobre o curso e a escola antes de se matricular.

2 – Leve a sério
Dedique-se. Somente assim você vai conquistar bons resultados. Evite abrir sites de redes sociais ou bate-papos, foque exclusivamente na página do curso na hora do estudo.

3 – Identifique suas falhas e busque soluções
Todos os estudantes têm dificuldades. O grande trunfo é saber identifica-las. E é uma tarefa simples. Fique atento aos seus principais erros, às partes em que você leva mais tempo para avançar. Tome nota e busque leituras e opções para superá-las antes de continuar suas aulas online.

4 – Crie uma rede de contatos virtual e real
Lembre-se que, apesar de ser pensado para o estudo solitário, outras pessoas estão no mesmo barco. A mesma aula que você começará amanhã já foi feita por muitos e, com isso, é possível trocar experiências. A maioria dos cursos oferece formas simples de interação entre os alunos, afinal, esta é uma das premissas do ensino online.

5 – Motive-se, avalie seu progresso e compartilhe conhecimento
Apesar de você fazer seus próprios horários e métodos, é fácil desapontar-se com um curso quando não se nota avanço. Procure avaliar seu avanço no tema com regularidade. Se você estiver fazendo tudo certo e o curso for de qualidade (lembre-se do item 1), isso será bem fácil de perceber. Aproveite o conhecimento adquirido e compartilhe-o em fóruns, bate-papo, mesas-redondas ou em atividades e locais (virtuais ou não). Explicar um tema é sempre uma ótima forma de memorizá-lo.

6 – Confie em si mesmo, lance mão dos recursos e construa um hábito diário
É necessário confiar não apenas no curso, mas em você. Acredite que você pode terminá-lo e que é possível aprender com ele. Nunca se esqueça que você está na internet e as informações estão espalhadas por ela. Cabe a você procurá-las. Quando as encontrar, use-as continuamente, sem medo ou limites, pesquise sempre. O importante é incorporar esta atividade à sua rotina e transformá-la num hábito.

(Fonte: Universia)

Do Portal do Governo do Estado